Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1804
metadata.dc.type: TCC
Title: Material didático na educação de jovens e adultos: avaliação dos mediadores de leitura do município de Conde-PB
metadata.dc.creator: Paiva, Camila de Lourdes Cavalcanti
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vânia Cristina da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Idelsuite de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Keliene Christina da
metadata.dc.description.resumo: A leitura é uma atividade social e o educador precisa levar em consideração essa concepção, pautando suas atividades na prática dialogada, em que ele passa a atuar como mediador da aprendizagem, em que não somente educa, mas também é educado, mantendo uma relação de troca de conhecimentos com seus educandos e o material didático utilizado para leitura de qualidade é essencial para o andamento do processo. Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades e as dificuldades encontradas pelos mediadores de leitura em relação aos materiais didáticos da EJA, no município de Conde-PB. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na aplicação de um questionário, com questões objetivas e subjetivas, junto aos professores que atuam na 1a e 2a etapas da EJA do município de Conde, por meio do qual puderam ser apreciados os conteúdos dos materiais didáticos. Na análise dos resultados, observou-se que o principal material didático utilizado é o livro didático ofertado pelo governo, o qual foi avaliado de forma satisfatória pelos professores, pois atende aos objetivos esperados, podendo ser utilizado pelos mediadores de leitura da EJA, para somar-se a outros materiais, a fim de estimular a consciência da cidadania. Sugere-se uma pesquisa futura que analise como os alunos da EJA avaliam esse material didático, se atende às necessidades e expectativas deles.
Abstract: Reading is a social activity and the educator must consider this view, basing its activities on dialogue practice, where he starts to act as a mediator of learning, in which not only educates, but is also educated, maintaining an exchange knowledge relation with their students and the teaching material used for reading quality is essential for progress. This work aims to analyze the potential and the difficulties found by reading mediators in relation to teaching materials of EJA in the county of Conde-PB. The research, based on qualitative purpose, was composed by a questionnaire that had objective and subjective questions, given to teachers working in the 1st and 2nd stages of EJA in the county of Conde, in which they could appreciate the content of the teaching materials. Analyzing the results, it was observed that the main teaching material used is the textbook offered by the government, which was rated satisfactory by teachers because it meets the expected objectives and can be used for reading mediators of EJA, to add itself to other materials in order to stimulate awareness of citizenship. It is suggested a future research that analyses how students of EJA evaluate this teaching material, if it meets their needs and expectations.
Keywords: Educadores
Leitura
Material Didático
Educators
Teaching Material
Reading
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1804
Issue Date: 26-Oct-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLCP21112016468,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.