Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1807
Tipo: TCC
Título: Prova: fugir ou enfrentar, eis a questão estudo sobre a percepção do aluno frente à avaliação
Autor(es): Barbosa, Gilmara Ramos
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: O presente estudo traz a discussão um importante tema quando se fala em avaliações de aprendizagem, as percepções não dos docentes, mas dos aprendentes frente a elas. O estudo apresenta relevância a partir dos objetivos estabelecidos, onde trata-se comparar as percepções dos aprendentes de escolas pública e privada frente às avaliações, procurou-se a partir da diferença entre a tipologia da escola identifica-las, relacioná-las e descrevê-las. Foram utilizados dois instrumentos na coleta de dados, um questionário de sensações e percepções frente a avaliações e uma escala de auto conceito. Como resultado, através de análise estatística foi percebido uma relevante diferença entre as escolas, onde os alunos de escola pública apresentaram um nível de auto conceito baixo, ou seja, suas expectativas são inferiores a cerca de suas capacidades nas avaliações, e os alunos de escola privada um inferior autoconceito no aspecto comportamental. Com isso as hipóteses levantadas dão conta dos mais diferentes fatores sendo eles, estruturais, sociais, emocionais, metodológicos ou culturais, esses irão formar discussões futuras interessantes na construção de uma avaliação voltada à realidade dos aprendentes.
Abstract: This study brings an important discussion topic when it comes to learning assessments, the perceptions not of teachers but of individual learners in front of them. The study presents relevance from the established objectives, which it is to compare the perceptions of learners, of public and private schools, facing evaluations, it sought to identify, relate and describe the differences between schools typology. Two instruments for data collection were used, a questionnaire of sensations and perceptions in front of the evaluations and a scale of self-concept. As a result, through statistical analysis a relevant difference between the schools was perceived, where students of public school showed a low level of self-concept, i.e., their expectations are lower about their capabilities in the assessments, and the students in private schools have an inferior self- concept in a behavioral aspect. Thus, the raised hypotheses handle many different factors being them, structural, social, emotional, methodological or cultural, these will form interesting discussions in the future about building assessments focused on the reality of learners.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino - aprendizagem
Alunos - avaliação da aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1807
Data do documento: 3-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRB17072019.pdf793,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.