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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18071
Tipo: TCC
Título: Processo de criação de história: uma experiência em sala da alfabetização
Autor(es): Brasil, Suzana de Souza
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: No Brasil, o sistema de educação exige que crianças entre 6 a 8 anos sejam capazes de ler e escrever. Porém, a forma de as crianças adquirirem essas habilidades nem sempre são tão lúdicas e prazerosas para elas. Sobressai muito mais aprendizagem repetitiva do que criativa. Para que se destaque o processo criativo, é necessário que sejam ofertados às crianças diferentes gêneros textuais multimodais, que congregam várias linguagens. O mundo precisa ser lido das mais variadas formas e a criança deve ser estimulada a realizar escritas diversas cotidianamente e de forma mais sensorial possível.Diante disso e, com base nas experiências vivenciadas no campo de trabalho em escola, assim como através dos componentes curriculares específicos daárea de aprofundamento em Educação Especial do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, surgiu o interesse pela temática da escrita de histórias por crianças na alfabetização.Assim, este trabalho tem como objetivo principal descreverum processo de criação de histórias em crianças típicas e atípicas, para ressaltarpropostas para uma educação mais inclusiva.Teoricamente, busca respaldo em Vigotski(1998) e em Documentos de formação Oficiais do MEC para a alfabetização. Metodologicamente, analisaremos uma experiência de criação de histórias de três crianças, de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Esperamos, com este estudo, contribuir com as reflexões na área e fomentar a produção de novas práticas na sala de aula.
Abstract: In Brazil, the education system requires that children between 6 and 8 years old are able to read and write. However, the way in which kids gain these abilities aren’t always playful and pleasant to them. Repetitive learning is much more prominent than creative methods. For the creative process to stand out more, it is necessary to offer kids different multimodal textual genres, which congregate many languages. The world needs reading of the most different forms and the children should be stimulated to realize diverse writings daily, in the most sensory way possible. Faced with this and based on the experience lived in this work camp, at school, and through the specific curriculum components of deepening the area of special education of the pedagogy course at the Federal University of Paraiba, arose the interest for the thematic of writing for kids in early education. Overall, the main goal of this work is todescribea process of creating stories for typical and atypical kids, and to stand outproposals for a more inclusive education. Theoretically, this finds support in Vigotski (1978) and official MEC training documentsfor alphabetization. Methodologically, we will analyze the experience of creating stories of three kids in the first year of elementary school. With this study we hope to contribute with reflections in the area and promote the production of new practices in the classroom.
Palavras-chave: Inclusão
Escrita
Criação de histórias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18071
Data do documento: 2-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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