Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18074
Tipo: TCC
Título: O processo de ensino e aprendizagem do saxofone na Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima a partir do olhar dos saxofonistas
Título(s) alternativo(s): The process of teaching and learning the saxophone at the Municipal Philharmonic Maestro Antônio Josué de Lima from the perspective of saxophonists
Autor(es): Silva, Abimael de Oliveira
Primeiro Orientador: Ribeiro, Fábio Henrique Gomes
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem do saxofone em uma banda de música municipal na região do cariri da Paraíba. O objetivo é discutir as principais concepções dos saxofonistas integrantes da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima sobre os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos naquele contexto. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada em entrevistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por aplicativo de mensagens e por videoconferência com o regente e com os 9 saxofonistas que compõem o naipe atual de saxofones da filarmônica. Este trabalho teve como base os estudos da área de educação musical, principalmente aos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da música em contexto de bandas. Os resultados indicaram que o ensino e a aprendizagem de saxofone desenvolvido no ambiente da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima foi se modificando, gradualmente, ao longo dos anos e se afastando, em termos metodológicos, de práticas que eram desenvolvidas em outras épocas e que hoje seriam encaradas como ultrapassadas. Desta forma, o processo de ensino-aprendizagem do saxofone desenvolvido na Filarmônica passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre buscou os melhores caminhos metodológicos para um resultado que atendesse, da forma mais adequada possível para o contexto, às necessidades musicais e técnicas dos saxofonistas.
Abstract: This work presents a reflection on the teaching-learning process of the saxophone in a municipal music band in the region of Paraíba's Cariri. The goal is to discuss the main concepts of the saxophonists who are members of the Municipal Philharmonic Maestro Antônio Josué de Lima about the teaching-learning processes developed in that context. For this, a qualitative research based on interviews was carried out. Semi-structured interviews were carried out by messaging application and by videoconference with the conductor and the 9 saxophonists that make up the current saxophone suit of the philharmonic. This work was based on studies in the area of music education, mainly those related to the processes of teaching and learning music in the context of bands. The results indicated that the teaching and learning of saxophone developed in the environment of the Municipal Philharmonic Maestro Antônio Josué de Lima was gradually modified over the years and moving away, in methodological terms, from practices that were developed in other times and that today they would be seen as outdated. In this way, the saxophone teaching-learning process developed at the Philharmonic has undergone some changes over the years, but it has always sought the best methodological paths for a result that would meet, in the most appropriate way possible, the musical and technical needs of saxophonists.
Palavras-chave: Música - Ensino e aprendizagem.
Saxofone - Ensino e aprendizagem.
Instrumentos musicais.
Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18074
Data do documento: 14-Ago-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOS30092020.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons