Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18075
Tipo: TCC
Título: Gravura-objeto: o campo ampliado da impressão
Título(s) alternativo(s): Object print: the enlarged field of printing
Autor(es): Dias, Cristiane Peres
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba busquei investigar a impressão tridimensional de objetos cotidianos, relacionando os resultados escultóricos a prática da gravura expandida. Utilizei o plástico como suporte de produção, associando as práticas fabris, além de propor ressignificação enquanto matriz de impressão. Este Trabalho está fundamentado na análise de séries de meus trabalhos artísticos expostos na Mostra “Vocabulário do Vazio” de minha autoria, realizada no ano de 2019 na Galeria Casarão 34, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O objetivo foi investigar a gravura experimental por meio da moldagem de objetos tridimensionais. Usei como fundamentação teórica a “Escultura no campo ampliado” de Krauss (1984), Veneroso(2012), “a Dobra e o Vazio” de Romagnolo (2018), a obra artística da gravadora Maria Bonomi “Da gravura a arte pública” organizada por Laudanna (2007) e Elisa Bracher por meio de Mammí (2012). Para o levantamento de dados e análise dos resultados utilizei uma abordagem qualitativa (GUERRA, 2006) e a/r/tográfica (DIAS e IRWIN, 2013), articulando pesquisa bibliográfica, em livros de referência sobre gravura, pósmodernismo e prática de ateliê. Como resultado, analisei minha produção em gravuras-objeto de modo a pensar um possível desdobramento da gravura no campo ampliado, demonstrando relações possíveis entre moldagem, impressão e espacialidade.
Abstract: In this Course Conclusion Work at the Bachelor of Visual Arts, at the Federal University of Paraíba, I sought to investigate the three-dimensional impression of everyday objects, relating the sculptural results to the practice of expanded engraving. I used plastic as a production support, associating manufacturing practices, in addition to proposing a new meaning as a printing matrix. This work is based on the analysis of series of my artistic works exhibited in the “Vocabricular do Vazio” exhibition of my authorship, held in 2019 at Galeria Casarão 34, in the city of João Pessoa, Paraíba. The objective was to investigate experimental engraving by molding three-dimensional objects. I used as a theoretical basis the “Sculpture in the extended field” by Krauss (1984), Veneroso (2012), “the Fold and the Void” by Romagnolo (2018), the artistic work of Maria Bonomi engraver “From engraving to public art” organized by Laudanna (2007) and Elisa Bracher through Mammí (2012). For data collection and analysis of results I used a qualitative (GUERRA, 2006) and a/r/tographic (DIAS and IRWIN, 2013) approach, articulating bibliographic research, in reference books on printmaking, postmodernism and studio practice. As a result, I analyzed my production in object prints in order to think about a possible unfolding of the print in the expanded field, demonstrating possible relationships between molding, printing and spatiality.
Palavras-chave: Artes Visuais.
Gravura-objeto.
Arte Contemporânea.
Impressão tridimensional.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18075
Data do documento: 22-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPD02102020.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons