Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18111
Tipo: Dissertação
Título: Planejamento estratégico em uma instituição federal de ensino superior: estudo do planejamento estratégico decenal (2016-2025) do Instituto Federal da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Jonathan Silva de
Primeiro Orientador: Cavalcanti Filho, Paulo Fernando de Moura Bezerra
Resumo: O presente estudo teve como objetivo precípuo analisar como o Planejamento Estratégico Decenal (2016-2025) – PLANEDE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba vem influenciando as atividades dos gestores nos seus três primeiros anos de vigência, a partir da percepção desses gestores, bem como das informações sobre o uso do sistema eletrônico do PLANEDE por eles. A pesquisa também teve como proposta descrever o processo de formulação, implementação e avaliação do planejamento estratégico e identificar os fatores que estavam dificultando a sua implementação. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, de natureza predominantemente qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas com um servidor integrante da unidade de planejamento e com 28 gestores dos diferentes níveis, as quais foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Com base nessas informações, foi possível realizar inferências e concluir que, até então, o PLANEDE não estava sendo utilizado como instrumento de gestão pela maior parte dos gestores entrevistados e que o processo de implementação não tem obtido sucesso. Uma das principais explicações está no fato de o PLANEDE ser visto pela maior parte desses gestores apenas como um sistema de computador, possuindo a finalidade de registro de informações. Esse mesmo software, que deveria auxiliar na implementação do plano, tem se mostrado uma das suas principais barreiras. Como produto, foi formulada uma proposta de ajustes e melhorias para o PLANEDE, que foi entregue à gestão da entidade, para que pudesse ser utilizada no seu processo de avaliação.
Abstract: The present study has as main objective to analyze how the Decennial Strategic Planning (2016-2025) - PLANEDE - from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba has been influencing the activities of managers in its first three years of effectiveness, from the perception of these managers, as well as information about their use of the PLANEDE electronic system. The research also proposes to describe the process of formulating, implementing and evaluating strategic planning and to identify the factors that are hindering its implementation. The research consists of a case study, predominantly qualitative and descriptive nature. Interviews were conducted with a public server of planning unit and with 28 managers at different levels, which were analyzed using Bardin's content analysis technique. Based on this information, it was possible to make inferences and conclude that, until then, PLANEDE has not been used as a management tool by most managers and that the implementation process has not been successful. One of the main explanations for this is the fact that PLANEDE is seen by most managers only as a computer system, with the purpose of recording information. That same software, which was supposed to assist the implementation of the plan, has proved to be one of its main barriers. As a product, a proposal for adjustments and improvements for PLANEDE was formulated, which will be handed over to the entity's management, which is expected to be used in its evaluation process.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Gestão estratégica
Instituições federais de ensino superior
IFPB
Strategic planning
Strategic management
Federal higher education institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18111
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JonathanSilvaDeOliveira_Dissert.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons