Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18114
Tipo: TCC
Título: A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA
Autor(es): LIMA, RODRIGO POZZOBON DE ALBUQUERQUE
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Em um contexto atípico de isolamento social devido à pandemia de COVID-19, a educação no Brasil teve que se adaptar às novas dinâmicas de salas de aulas virtuais. Professores e alunos precisaram intensificar o uso de tecnologias para que a comunicação e o ensino remoto acontecessem de alguma forma. Fatores financeiros podem afetar diretamente a qualidade da conexão professor-aluno em um país como o Brasil, onde desigualdades sociais são presentes. Equipamentos como computadores, smartphones, tablets, bem como acesso à internet são bens caros e muitos brasileiros podem acabar sendo excluídos do processo educacional por não terem condições financeiras de comprá-los. Dando ênfase a essas questões, este trabalho tem como objetivo investigar como quatro alunos de inglês, cegos e de baixa visão, do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) estão compreendendo o processo de aprendizagem remoto de língua inglesa em suas escolas.. A fim de alcançar o objetivo desta pesquisa, utilizou-se, como base teórica, literatura sobre educação inclusiva (COLL et al, 2004; DANTAS. e MEDRADO, 2012, 2014, 2019; MOTTA, 2004), como também sobre ensino remoto (HAGUENAUER, 2005; NÓVOA, 2020. e HODGES et al., 2020) e leis brasileiras (BRASIL, 1988; 2001; 2015, dentre outras). O corpus é constituído por quatro entrevistas semiestruturadas feitas com quatro alunos de inglês com deficiência visual. Através da análise qualitativo-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) dos dados, chegou-se à geração de duas categorias referentes ao ensino remoto para alunos com deficiência visual: compreensões da acessibilidade às aulas remotas e compreensões da própria aprendizagem durante a pandemia. Os resultados demonstraram que os alunos com deficiência visual estão atentos à assistência dada por suas escolas, bem como possuem consciência de formas para melhorar o ensino remoto oferecidos.
Abstract: In an atypical context of social distancing caused by the COVID-19 pandemic, the Brazilian Educational system had to be adapted to new dynamics of virtual classrooms. Teachers and students had to intensify the use of technologies to make remote education happen. Financial factors can directly affect the connection quality between teacher and student in a country like Brazil, known for its social inequalities. Equipment such as computers, smartphones, tablets and the internet itself are expensive goods for a large number of Brazilians. These people are going to end up not being able to afford all the digital technologies needed, which will lead them to more inequalities and exclusion from the educational system. Taking into consideration these aspects, this work focus on investigating how four visually disabled English students understand their English learning process during online classes from their schools. As a theoretical base to this research, authors related to inclusive education were mentioned (COLL et al, 2004; DANTAS. and MEDRADO, 2012, 2014, 2019; MOTTA, 2004), authors known for their knowledge about remote education (HAGUENAUER, 2005; NÓVOA, 2020. and HODGES et al., 2020), as well as the Brazilian Constitution (BRASIL, 1988; 2001; 2015, etc). A qualitative-interpretative investigation (BORTONI-RICARDO, 2008) took place, in which four visually disabled English students were interviewed to generate data about the Brazilian remote educational system. The data was organized into two categories referring to the online educational system: comprehensions of the accessibility in remote education and comprehensions of students' own learning process during the pandemic. The results showed that the visually impaired students were aware of the assistance given by their schools, as well as conscious about ways to improve it.
Palavras-chave: Betânia Passos
ensino remoto;
língua inglesa;
ensino inclusivo;
pandemia.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18114
Data do documento: 1-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Pozzobon de Albuquerque Lima_versão final.pdf780,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons