Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1813
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico como opção metodológica no contexto escolar
metadata.dc.creator: Santos, Camila Carla Fidelis dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta uma abordagem teórico prática sobre a ludicidade no contexto escolar, tem como objetivo geral: compreender a importância do lúdico, enquanto opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento nas rotinas da Educação Infantil. Através das atividades lúdicas a criança se comunica com o mundo ao seu redor, constrói conhecimentos, e se desenvolve integralmente. Portanto, foi realizado um estudo de campo de caráter qualitativo no qual usamos um questionário contendo 6 questões subjetivas, tendo como público alvo educadoras atuantes na Educação Infantil da Escola Municipal Marlene Alves em Pilõezinhos-PB, onde observamos o uso de atividades lúdicas na vivencia das crianças tendo como foco favorecer novas aprendizagens. Ao concluir esse estudo, chegamos a resultados que comprovam que as atividades lúdicas são um fator positivo na construção do conhecimento das crianças, pois desenvolve a criatividade, a curiosidade e a imaginação, contribuindo para a formação nos aspectos sociais, afetivos, físicos e mentais.
Abstract: This paper presents a theoretical practical approach to playfulness in the school context, has the general objective: to understand the importance of the play, as a methodological option in the acquisition of knowledge in the routines of early childhood education. Through play activities the child communicates with the world around them, build knowledge, and develops fully. Therefore, we conducted a qualitative field study in which we used a questionnaire containing six subjective questions, and as educators target Publius working in Early Childhood Education of the City Marlene Alves School in Pilõezinhos-PB, where we observe the use of recreational activities in the experiences of children with a focus on promoting new learning. By completing this study, we got the results show that the recreational activities is a positive factor in the construction of knowledge of children, as develops the creativity, curiosity and imagination, contributing to the formation in social, emotional, physical and mental.
Keywords: Ensino - aprendizagem
Educação
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1813
Issue Date: 14-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCFS21062016745,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.