Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18138| Tipo: | TCC |
| Título: | A PREPARAÇÃO DE FALANTES DE ESPANHOL EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO PARA O CELPE-BRAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O GÊNERO E-MAIL |
| Autor(es): | MEDEIROS, GLENDA MIRELLY CARVALHO DE |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Socorro Cláudia Tavares de |
| Resumo: | Esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de sequência didática sobre o gênero do discurso e-mail voltada para a preparação de pessoas em situação de refúgio, falantes de espanhol, que buscam obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Para elaboração do material, buscamos apoio nas contribuições teóricas de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003) e Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010). Com orientação metodológica, empregamos a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Este trabalho constitui-se de uma pesquisa-ação, fruto da experiência vivida pela autora em sala de aula, com uma turma de alunos em estado de refúgio, no Projeto de Extensão “Refugiados, migrantes e deslocados ambientais: acolher e integrar” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tendo como resultado a elaboração de uma sequência didática do gênero e-mail, a qual foi aplicada em sala de aula e sofreu melhorias. Este trabalho almeja trazer contribuições para os professores de português que atuam com falantes de espanhol em situação de refúgio. |
| Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta para una secuencia didáctica sobre el género del discurso por correo electrónico destinado a la preparación de hispanohablantes en una situación de refugio, buscando obtener el Certificado de Competencia en Portugués para Extranjeros (Celpe-Bras). Para preparar el material, buscamos apoyo en las contribuciones teóricas del género del discurso (BAKHTIN, 2003) y el portugués como idioma anfitrión (GROSSO, 2010). Con orientación metodológica, utilizamos la secuencia didáctica (DOLZ, NOVERRAZ y SCHNEUWLY, 2004). Este trabajo consiste en una investigación de acción, el resultado de la experiencia vivida por el autor en el aula, con una clase de estudiantes en un estado de refugio, en el Proyecto de Extensión "Refugiados, migrantes y desplazados ambientales: acogida e integracíon” en la Universidad Federal da Paraíba (UFPB). Como resultado, el desarrollo de una secuencia didáctica del género del correo electrónico, que se aplicó en el aula y fue mejorada. Este trabajo tiene como objetivo aportar contribuciones a los docentes de lengua portuguesa que trabajan con hispanohablantes en situaciones de refugiados. |
| Palavras-chave: | Pessoas em situação de refúgio. Língua de Acolhimento. Gênero do discurso. Sequência Didática. Celpe-Bras. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18138 |
| Data do documento: | 1-Set-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Glenda Mirelly Carvalho de Medeiros_versão final.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
