Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18141
Tipo: | TCC |
Título: | UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM GRAMATICAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Autor(es): | SILVA, MATHEUS SANTOS DA |
Primeiro Orientador: | Poll, Dr.a Margarete von Mühlen |
Resumo: | Este trabalho concentra-se na análise da abordagem dos conteúdos linguístico- gramaticais presentes no livro didático “Português Linguagens” que é destinado à 9a série do ensino fundamental. Nosso objetivo principal foi analisar as atividades da unidade três, que trata de conteúdos morfossintáticos. Para a realização deste estudo, inicialmente, pesquisamos obras que versam sobre a Linguística Aplicada e a prática de ensino via Análise Linguística, como em Mendonça (2006), Travaglia (2002) e Neves (2003) para fundamentar a nossa pesquisa. Em seguida, expusemos e discutimos como deve ser realizado o ensino de língua nos anos finais do Ensino Fundamental, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) na Base Nacional Comum Curricular (2018), como também no Plano Nacional do Livro e Material Didático. Após isso, partimos para a análise da unidade acima citada do LD e percebemos que ainda há muito o que se fazer a respeito da abordagem gramatical nesse material didático, visto que a utilização do texto como pretexto e uma abordagem metalinguística ainda se fazem presentes nas atividades de cunho linguístico-gramatical. |
Abstract: | The focus of this work is on the analysis of the approach of the linguistic-grammatical contents of a Textbook. Our main objective was to analyze the activities of unit three, which deals with morphosytactic contents. For this study, we initially researched works that deal with Applied Linguistics and teaching practice via Linguistic Analysis, such as in Mendonça (2006), Travaglia (2002) and Neves (2003) to support our research. Then we have exposed and discussed how language teaching should be carried out in the final years of elementary school, based on the National Curriculum Parameters (1998) in the National Common Curriculum Base (2018), as well as in the National Plan of Book and Didactic Material. After that, we set out to analyze the unit mentioned above in the LD and realize that there is still much to be done about the grammatical approach in this didactic material, since the use of the text as a pretext and a metalinguistic approach are still present in linguistic-grammatical activities. |
Palavras-chave: | Livro didático; Análise linguística; Gramática. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18141 |
Data do documento: | 1-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Santos da Silva_versão final.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons