Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRegis, Douglas Silva-
dc.date.accessioned2020-10-15T19:23:56Z-
dc.date.available2020-10-15T19:23:56Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18148-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper (TCC) presents the results of a research that aims to identify professional skills and abilities for the mathematics teacher from the modeling proposal Designing a floor plan for LEPEM. It was carried out with 24 students of the Mathematics Degree course at the Federal University of Paraíba (UFPB) / Campus-IV in the discipline of Laboratory for Teaching Mathematics II. Our research was carried out in a qualitative way, of an exploratory nature as to the objectives and, regarding its nature, a case study occurred. In this text we present the research carried out in 4 moments: the first deals with the literary review of competences and skills provided for in official documents that guide teacher education, such as the National Curriculum Guidelines for the teaching of Mathematics (DCN) and the Common National Base the Training of Teachers of Basic Education (BNC - Training), as well as we also approach Mathematical Modeling and teaching; in the second, it consists of presenting the proposal from Biembengut and Hein (2011); in the third point of this work, we describe the application of the proposal with the group of graduates to collect the data relevant to our central objective; in the fourth moment, we catalog from the description and analysis of the modeling and also the skills and abilities of a mathematics teacher identified as having been developed or not by the undergraduate class, as well as providing our reflection on professional skills and abilities . With this work, we make it possible for mathematics teacher training courses to understand that modeling, in addition to being a tool for teaching mathematics, it also enables the improvement of teaching skills and abilities from its approach even during initial training. As a methodology for teaching mathematics in basic education, modeling, presents itself as an option to break with traditional teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-10-15T19:23:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSR05092020.pdf: 1893564 bytes, checksum: e1c84ff4ed76635e34d5ca0bd9d7b1d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T19:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSR05092020.pdf: 1893564 bytes, checksum: e1c84ff4ed76635e34d5ca0bd9d7b1d2 (MD5) Previous issue date: 2020-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
dc.titleModelagem matemática: uma discussão sobre competências e habilidades profissionais a partir da experiência com a proposta desenhando uma planta baixa para o LEPEMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fatima Castro de-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo identificar competências e habilidades profissionais para o professor de Matemática a partir da proposta de modelagem Desenhando uma planta baixa para o LEPEM. Foi realizada com 24 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus-IV na disciplina de Laboratório para o Ensino de Matemática II. Nossa pesquisa foi realizada de modo qualitativo, de cunho exploratório quanto aos objetivos e, no que tange sua natureza ocorreu um estudo de caso. Neste texto apresentamos a pesquisa realizada em 4 momentos: o primeiro trata da revisão literária de competências e habilidades previstas em documentos oficiais que orientam a formação docente, tais como, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática (DCN) e a Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (BNC – Formação), assim como também abordamos a Modelagem Matemática e o ensino; no segundo, consiste na apresentação da proposta a partir de Biembengut e Hein (2011); no terceiro ponto deste trabalho, descrevemos a aplicação da proposta com a turma de licenciandos para a coleta dos dados pertinentes a nosso objetivo central; no quarto momento, catalogamos a partir da descrição e análise da modelagem e também das competências e habilidades próprias de um professor de Matemática identificadas por terem sido ou não desenvolvidas pela turma de licenciandos, assim como também prestamos nossa reflexão a respeito das competências e habilidades profissionais. Com esse trabalho, possibilitamos o entendimento para os cursos de formação de professores de Matemática que a modelagem além de ser uma ferramenta de ensinar a matemática, ela também possibilita o aprimoramento das competências e habilidades docentes a partir da sua abordagem ainda durante a formação inicial. Enquanto metodologia para ensinar Matemática no ensino básico, ela, a modelagem, se apresenta como uma opção para a ruptura do ensino tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSR05092020.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons