Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18171
Tipo: TCC
Título: REFLEXÕES SOBRE O USO DA MÚSICA NA AULA DE INGLÊS
Autor(es): SILVA, NATÂNIA BARBOZA DA
Primeiro Orientador: Ferreira, Barbara Cabral
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre o uso da música na aula de língua inglesa. Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que a música, como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa, apresenta-se de maneira proveitosa no desenvolvimento de habilidades linguísticas, e tem como objetivos específicos compreender como a música pode ser utilizada como estratégia de ensino de língua inglesa e refletir sobre nossa prática pedagógica, tomando como base teórica os estudos de Murphey (1990), Aguiar (2010), Cruz (1993), entre outros citados no decorrer do trabalho, que defendem o uso da música na aula de inglês. O estudo de caráter descritivo-reflexivo fez uso de uma abordagem qualitativa. Para a construção desse estudo, utilizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido. Posteriormente, foram planejadas e ministradas aulas utilizando música em uma turma do 7° ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Baía da Traição, na Paraíba. Por fim, foram feitas reflexões sobre as aulas ministradas, buscando mostrar as atividades que podem ser realizadas com música e os desafios que o professor em formação encontra ao usá-la na sala de aula de inglês. Nas considerações finais, conclui-se que além da importância de usar a música na aula de inglês, também existem outros pontos a serem destacados tais como, para quê usá-la, como usá-la, o que pode ser ensinado/aprendido através dela, as atividades que podem ser realizadas com canções, os desafios que o professor em formação encontra ao usar música na aula de inglês e que é fundamental refletir sobre nossa prática pedagógica, para melhorar e contribuir no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa.
Abstract: The present work presents reflections on the use of music in the English language class. This work has as general objective to show that music as a tool in the process of teaching / learning the English language presents itself in a useful way in the development of language skills, and its specific objectives are to understand how music can be used as an English language teaching strategy and to reflect on our pedagogical practice, taking as a theoretical basis the studies of Murphey (1990), Aguiar (2010), Cruz (1993), among others cited in the course of the work, who defend the use of music in English classes. The qualitative approach was used in the descriptive-reflective study. For the construction of this study, a bibliographic research on the theme chosen was used first. Subsequently, classes were planned and taught using music in a class of the 7th year of Youth and Adult Education - EJA, at a Municipal Elementary School located in Baía da Traição, Paraíba. Finally, reflections were made on the classes taught, seeking to show the activities that can be performed with music and the challenges that the pre-service teacher encounters when using it in the English classroom. In the final remarks, it is concluded that in addition to the importance of using music in the English class, there are also other points to be highlighted such as, why to use it, how to use it, what can be taught / learned through it , the activities that can be performed with songs, the challenges that the teacher in training encounters when using music in the English class and that it is essential to reflect on our pedagogical practice, to improve and contribute to the English language teaching/learning process.
Palavras-chave: Música
Ensino/aprendizagem
Língua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18171
Data do documento: 1-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natânia Barboza da Silva_versão final.pdf672,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons