Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18172
Tipo: TCC
Título: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE RECURSOS DE ENGAJAMENTO EM MODELOS DE TEXTOS-RESPOSTA ELABORADOS PARA A PROVA DE ESCRITA INTEGRADA DO TOEFL iBT
Autor(es): QUEIROZ, THIAGO FELINTO OLIVEIRA DE
Primeiro Orientador: Souza, Anderson Alves de
Resumo: A Língua Inglesa possui o status de língua global, cujo alcance se estende ao campo acadêmico e gera diversas demandas que vão desde o ensino do idioma em diversos países até a constituição de um registro específico da Língua Inglesa para fins acadêmicos. Diante desse cenário, diversas instituições elaboraram exames de proficiência que concentram a atenção de diversos candidatos de vários países. A partir desse fenômeno, constantemente são publicados vários materiais que visam o preparo do estudante para esse tipo de exame. O objetivo dessa pesquisa é investigar o uso de recursos de engajamento em modelos de textos-resposta das atividades de escrita integrada (integrated task) coletadas do Longman Preparation Course for the TOEFL Test: iBT, Second Edition (PHILLIPS, 2013). Para isso, utiliza-se a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), com foco no Sistema de Engajamento, como referencial teórico desta pesquisa. A análise revelou que cada um dos três tipos de texto propostos por Deborah Phillips (Adição de Informação, Objeção e Contraste) possuem diferentes realizações léxico-gramaticais dos recursos de engajamento. O tipo Adição de Informação faz maior uso de recursos de Reconhecimento e de um alinhamento neutro. Por sua vez, o tipo Objeção é marcado pelo uso majoritário dos recursos Reconhecimento, Distanciamento e Endosso, construindo um autor mais alinhado aos posicionamentos do Texto Oral. Já o tipo Contraste, utiliza majoritariamente o recurso Reconhecimento, apresentando também um alinhamento neutro acerca das alternativas dialógicas referidas no texto. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com as demais investigações acerca da Teoria da Avaliatividade, da escrita acadêmica e de exames de proficiência da Língua Inglesa.
Abstract: The English language has the status of a global language, which extends to the academic field and create several demands ranging from language teaching in several countries to the establishment of the English language register specific for academic purposes. In this scenario, several institutions have prepared proficiency exams that brings the attention of several candidates from different countries. Based on this phenomenon, several materials that aim to prepare the student for this type of exam are being published. This paper aims to investigate the use of engagement resources in text-response models of integrated writing activities collected from the Longman Preparation Course for the TOEFL Test: iBT, Second Edition (PHILLIPS, 2013). The Appraisal Theory (MARTIN; WHITE, 2005), focusing on the Engagement System, functions as the theoretical framework of this paper. The analysis revealed that each of the three types of text proposed by Deborah Phillips (Adds To, Contrast and Contrast) have different lexical-grammatical realizations of the engagement resources. The "Adds To" texts make greater use of Acknowledge resources and display a neutral alignment as to the other dialogical alternatives. In turn, the "Casts Doubt on" type is marked by the major use of the Acknowledge, Distancing and Endorsement resources, constructing an author more aligned with the positions from the Oral Text. The Contrast type, on the other hand, mainly uses the Acknowledge resource, also presenting a neutral alignment about the dialogical alternatives mentioned in the text. The present paper hopes to contribute to the other investigations about the Appraisal Theory, academic writing and English language proficiency exams.
Palavras-chave: TOEFL iBT
Sistema de Engajamento
Teoria da Avaliatividade
Escrita Integrada
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18172
Data do documento: 1-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Felinto Oliveira de Queiroz_versão final.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons