Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18190
Tipo: Dissertação
Título: Oficinas pedagógicas para comunicação intergeracional entre idosos e jovens
Autor(es): Barros, Kilma Cunha de
Primeiro Orientador: Monteiro, Edilene Araújo
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional ocorre em todo o mundo e traz consigo algumas preocupações por ocasionar consequências sociais e biológicas para a sociedade. Os estudos evidenciam que a comunicação intergeracional entre idosos e jovens favorece a construção de vínculos, desfaz barreiras de estereótipos, preconceitos sociais e culturais. Objetivos: Estabelecer a comunicação intergeracional entre idosos e jovens por meio de oficinas pedagógicas. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que utilizou como opção pedagógica a metodologia da problematização. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão integrativa e na segunda etapa foram construídas e aplicadas cinco oficinas pedagógicas baseadas na metodologia da problematização, com 18 idosos e 18 jovens. Na investigação dos dados utilizou-se, análise de similitude e nuvem de palavras por intermédio do Iramuteq. Os resultados apontam que atividades de intervenções mediante oficinas pedagógicas acarretam mudanças de percepção nos idosos e nos jovens e promovem a comunicação intergeracional entre esse grupo específico. Diante disso, é possível concluir que as oficinas pedagógicas trazem em seu arcabouço a estrutura necessária como meio que potencializa e promove a comunicação intergeracional entre idosos e jovens. Sugere-se ainda, que essa modalidade de oficina, contemple outras gerações e ocorra em diversos momentos enquanto atividade de intervenção pedagógica nos cursos de formação profissional na área da saúde. Sendo assim, foi construído como produto da dissertação, um plano de orientação para a construção de oficinas pedagógicas frente a comunicação intergeracional.
Abstract: Introduction: Population aging occurs around the world and brings with it some concerns for causing social and biological consequences for society. Studies show that intergenerational communication between the elderly young people favors the construction of bonds, undoes barriers to stereotypes, social and cultural prejudices.Objectives: To establish intergenerational communicationbetweenthe elderly and young people through educational workshops.Method: This is a descriptive study with qualitative approach, which used the methodology of proplematization as a pedagogical option. In the first stage of the research, an integrative review was carried out and in the second stage, five pedagogical workshops were built and applied based on the problematization methodology with 18 elderly and 18 young people. In the investigation data, similarity analysis and word cloud were used through Iramuteq. The results show that intervention activities through pedagogical workshops cause changes in perception in the elderly and young people and promote intergenerational communication between this specific group. Therefore, it is possible to conclude that the pedagogical workshops bring in their framework the necessary structure as a means that enhances and promotes intergenerational communicatin between the elderly and young people. It is also suggested that this of workshop, contemplates other generations and occurs at different times as an educational intervention activity in professional training courses in the health area. Therefore, as a product of the dissertation, an orientation plan for the construction of pedagogical workshops in the face of intergenerational communication was built.
Palavras-chave: Idosos
Jovens
Comunicação
Relação entre gerações
Oficinas de trabalho
Seniors
Young
Communication
Relationship between generations
Workshops
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18190
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KilmaCunhaDeBarros_Dissert.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons