Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1822
metadata.dc.type: TCC
Title: A escolarização da criança autista
metadata.dc.creator: Silva, Karolyne Thaís
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Anselmo, Roberto Derivaldo
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste artigo é contribuir com os profissionais, pais e aos demais interessados pelo assunto, sobre a escolarização da criança autista, definições, causas, leis que auxiliam o autista em seus direitos legais, a estudar na escola como todo cidadão, à terapias e profissionais, contribuindo em uma visão ampla para que possa proporcionar tanto ao profissional e a criança autista um desenvolvimento confortável e prazeroso. O objetivo geral do trabalho é analisar como ocorre esta escolarização e quais dificuldades encontramos neste processo, visando verificar os diversos métodos que fazem parte da escolarização. O método é caracterizado como de natureza qualitativa trata-se de uma revisão de literatura. Para seleção dos artigos empregou-se as bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Lilacs. São muitas dificuldades encontradas pelos pais a respeito do direito da criança na escola e pelos educadores em sala de aula, de como trabalhar com a criança autista, em busca de uma maior contribuição para proporcionar a melhora em sua comunicação, do seu conhecimento, e o meio externo, portanto se faz necessário ou mesmo desejável que o educador saiba a importância da aprendizagem da criança autista. O presente estudo busca identificar as dificuldades pelos familiares sobre a inclusão do autista nas escolas e do ensino no processo de escolarização, as dificuldades dos educadores encontradas nesse processo e na relação com a criança autista. É desejável que esta pesquisa contribua para o aumento de publicações sobre o assunto, sabendo que se faz necessário o aumento de estudos e pesquisas na área.
Abstract: The purpose of this article is to contribute with professionals, parents and others interested in the subject on the education of autistic children, Definition, Causes, Laws that helps autistic in their legal rights, to study at school with every citizen, therapies, and professionals, contributing in a broad view so it can provide both the professional to the autistic child a comfortable and pleasant development. The overall objective of the study is to analyze how this school and what difficulties we found this process to verify the various methods that are part of literacy. The method is characterized as a qualitative nature it is a literature review. For selection of items used the Scielo databases, Google Scholar and Lilacs.There are many difficulties encountered by parents about the rights of children in school and the teachers in the classroom, how to work with the autistic child in search of a greater contribution to provide improvement in their communication, their knowledge, and external means, so it is necessary or even desirable that the teacher knows the importance of the autistic child's learning. Identify the difficulties the family about the inclusion of autism in schools and education in the schooling process. The difficulties of teachers in that process and in relation to the autistic child. It is desirable that this research contributes to the increase of publications on the subject.
Keywords: Autismo
Educação Especial
Escolarização
Inclusão
Autism
Special education
Education
Inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1822
Issue Date: 17-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KTS21062016423,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.