Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1823
Tipo: | TCC |
Título: | A contribuição do lúdico no processo de ensino-aprendizagem: uma visão psicopedagógica |
Autor(es): | Silva, Lília Moreira Roque da |
Primeiro Orientador: | Anselmo, Roberto Derivaldo |
Resumo: | Utilizar-se do lúdico é a forma mais natural de estimular os processos de aprendizagem. No simples ato de brincar a criança estará construindo seu próprio conhecimento, pois ao brincar ela desenvolve os aspectos físico, emocional, social e moral. O lúdico estimula a criatividade, o pensamento, a linguagem, a auto-estima, e sempre esteve presente na cultura dos povos há décadas em diversas sociedades. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar a contribuição do lúdico no processo de ensino-aprendizagem a partir do olhar psicopedagógico. E de uma forma mais específica tem como objetivo identificar qual a compreensão de alguns estudiosos com relação à importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Como também, discutir como o lúdico contribui para o desempenho escolar numa abordagem psicopedagógica. E conjecturar como o lúdico pode ser utilizado como elemento facilitador do processo ensino e aprendizagem. Metodologicamente, optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa e bibliográfica, com referências de renomados autores como Vygotsky (1984), Negrine (1994), Piaget (1998) e outros estudiosos. Com estudos sobre a temática abordada identificamos o lúdico como forte aliado e contribuinte no processo de ensino-aprendizagem e como auxílio no trabalho de assessoramento do psicopedagogo institucional de modo preventivo e interventivo. |
Abstract: | Use up the playfulness is the most natural way to stimulate learning processes. In the simple act of playing the child will be building their own knowledge as to play it develops the physical, emotional, social and moral. The playful encourages creativity, thinking, language, self-esteem, and has always been present in the culture of the peoples for decades in many societies. In this sense, the purpose of this article is to analyze the playful contribution in the teaching-learning process from the look psycho. Methodologically, we chose to develop this research from the qualitative and bibliographic approach, with renowned authors references as Vygotsky (1984), Negrine (1994), Piaget (1998) and other scholars. This work aims to show the importance of using the playful, serving as a tool in preventive and interventionist process psicopedagogo. |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Ensino - aprendizagem Lúdico - jogos e brincadeiras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1823 |
Data do documento: | 13-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMRS13062016 | 584,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.