Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18240
Tipo: | TCC |
Título: | “Quem matou Maria?”: desenvolvimento de argumentos científicos a partir de técnicas experimentais de Química Forense. |
Autor(es): | Delfino, Andressa Dantas |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
Primeiro Coorientador: | Dutra-Pereira, Franklin Kaic |
Resumo: | Para aprender qualquer Ciência é necessário aprender a falar, escrever e ler de maneira significativa; além disso, é essencial saber reconhecer as diversas maneiras de expressar um mesmo significado, as diferenças entre a linguagem cotidiana e a científica e as principais características de cada tipo de discurso, que estão correlacionadas diretamente com as habilidades argumentativas. Porém, não é novidade que no ensino praticado nas aulas de Química geralmente predominam atividades de leitura e escrita de textos narrativos. E uma das maneiras de aguçar o poder argumentativo dos alunos em sala de aula é utilizando experimentações que envolvam a Química Forense como recurso. Pensando nisso, o objetivo dessa pesquisa é identificar os argumentos utilizados quanto ao uso de técnicas experimentais em situações que compreendam a Química Forense. Os participantes foram 21 alunos de uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Areia-PB, sendo escolhidos por serem uma turma concluinte e, consequentemente, por já possuírem um certo nível de conhecimentos químicos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa; de caráter exploratório quanto aos objetivos traçados; e estudo de campo, em relação ao objeto. A pesquisa trabalhou a argumentação no ensino de química, por meio da Química Forense e para isso utilizou uma Sequência Didática composta por nove momentos, sendo realizados em oito encontros. Os dados foram produzidos a partir dos conhecimentos prévios, da elaboração dos seminários, das técnicas experimentais e da formulação do laudo judicial. Os resultados obtidos permitiram perceber que trabalhar argumentação associado com a Química Forense tornou os alunos mais entusiasmados e ativos e a partir disso as aulas ficaram mais interativas. Dessa forma, os alunos conseguiram cumprir todas as atividades e alcançar os objetivos traçados, utilizando dos mais diversos recursos, inclusive da criatividade. Assim, é possível afirmar que a associação da argumentação no ensino química com o tema Química Forense foi motivadora e bastante útil para promover a efetivação do ensino-aprendizagem. |
Abstract: | To learn any science, it is necessary to learn to speak, to write and to read in a meaningful way; In addition to that, it is essential to know how to recognize the diverse ways of expression of the same meaning, the differences between daily language and scientific language, and the main characteristics of each type of discourse, which are directly correlated with argumentative abilities. However, it is not something new that in the teaching practiced in the classes of Chemistry activities of reading and writing of narrative texts generally predominate. One way to sharpen the argumentative capacity of students in the classroom is the use of Forensic experimental activities of Chemistry as a resource. This research aimed to identify the arguments used regarding the use of experimental techniques in Forensic Chemistry situations. The target audience of this research was composed of 21 students from a 3rd-grade high school class from a Public State High School located in the city of Areia-PB, were chosen because they were a graduating group and consequently have plenty of chemistry knowledge. The research had a qualitative approach; exploratory in terms of objectives; and field study, concerning the research subject. The research involved the argumentation in the teaching of chemistry, through Forensic Chemistry, and for that it was used a Didactic Sequence composed of nine moments, being realized in eight sessions. Data were collected from the previous knowledge, the preparation of the seminars, the experimental techniques and the formulation of the judicial report. The results obtained allowed us to understand that working with Forensic Chemistry allowed the students to become enthusiastic and from that, the classes more became more interactive. The students were able to fulfill all the activities and achieve the objectives outlined, using the most diverse resources, including creativity. Therefore, it is possible to affirm that the association of argumentation in Chemistry education with the Forensic Chemistry subject was attractive and very useful to promote the effectiveness of teaching-learning. |
Palavras-chave: | Argumentação. Ensino de Química. Técnicas Experimentais. Química Forense. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18240 |
Data do documento: | 6-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADD21102020-MQ051.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons