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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Sistemas de recomendação para o AVA moodle: uma abordagem baseada em filtragem colaborativa e na taxonomia revisada de bloom |
| Autor(es): | Santos, Tarsio Gomides Lima dos |
| Primeiro Orientador: | Siebra, Clauirton de Albuquerque |
| Primeiro Coorientador: | Silva, Danielle Rousy Dias da |
| Resumo: | No cenário atual, a educação a distância e até mesmo a presencial vem fazendo uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta. Porém, geralmente essas ferramentas não se adaptam de acordo com o aluno, como é o caso do Moodle. Com a finalidade de resolver o problema para as chamadas questões avaliação do Moodle, esse trabalho propõe e desenvolve uma API REST para gerar recomendações usando a Taxonomia Revisada de Bloom, filtragem colaborativa baseada no usuário e também um módulo de eficiência. O recomendador usou dados de um curso de LC-EAD da UFPB e os resultados obtidos foram as recomendações para um usuário alvo. Logo, a utilização deste serviço pode trazer benefícios para estudantes, que teriam atividades sugeridas de acordo com seu perfil e nível cognitivo, e provavelmente ajudaria no aprendizado e em consequência ter uma redução da evazão. |
| Abstract: | In the current scenario, distance and even face-to-face education has been using virtual learning environments as a tool. However, generally these tools do not adapt according to the student, as is the case with Moodle. In order to solve the problem for the so-called Moodle evaluation questions, this work proposes and develops a REST API to generate recommendations using Bloom’s Revised Taxonomy, collaborative user-based filtering and also an efficiency module. The recommender used data from an LC-EAD course at UFPB and the results obtained were recommendations for a target user. Therefore, a use of this service can bring benefits to students, who use suggested activities according to their profile and cognitive level, and can help in the learning and and consequently have a reduction in dropout. |
| Palavras-chave: | Educação adaptativa Filtragem colaborativa Sistemas de aprendizagem adaptativos Sistemas de recomendação Taxonomia de bloom revisada Adaptive education Adaptive learning systems Collaborative filtering Recommender systems Revised bloom taxonomy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Informática |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Informática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269 |
| Data do documento: | 31-Jan-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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