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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269
Tipo: Dissertação
Título: Sistemas de recomendação para o AVA moodle: uma abordagem baseada em filtragem colaborativa e na taxonomia revisada de bloom
Autor(es): Santos, Tarsio Gomides Lima dos
Primeiro Orientador: Siebra, Clauirton de Albuquerque
Primeiro Coorientador: Silva, Danielle Rousy Dias da
Resumo: No cenário atual, a educação a distância e até mesmo a presencial vem fazendo uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta. Porém, geralmente essas ferramentas não se adaptam de acordo com o aluno, como é o caso do Moodle. Com a finalidade de resolver o problema para as chamadas questões avaliação do Moodle, esse trabalho propõe e desenvolve uma API REST para gerar recomendações usando a Taxonomia Revisada de Bloom, filtragem colaborativa baseada no usuário e também um módulo de eficiência. O recomendador usou dados de um curso de LC-EAD da UFPB e os resultados obtidos foram as recomendações para um usuário alvo. Logo, a utilização deste serviço pode trazer benefícios para estudantes, que teriam atividades sugeridas de acordo com seu perfil e nível cognitivo, e provavelmente ajudaria no aprendizado e em consequência ter uma redução da evazão.
Abstract: In the current scenario, distance and even face-to-face education has been using virtual learning environments as a tool. However, generally these tools do not adapt according to the student, as is the case with Moodle. In order to solve the problem for the so-called Moodle evaluation questions, this work proposes and develops a REST API to generate recommendations using Bloom’s Revised Taxonomy, collaborative user-based filtering and also an efficiency module. The recommender used data from an LC-EAD course at UFPB and the results obtained were recommendations for a target user. Therefore, a use of this service can bring benefits to students, who use suggested activities according to their profile and cognitive level, and can help in the learning and and consequently have a reduction in dropout.
Palavras-chave: Educação adaptativa
Filtragem colaborativa
Sistemas de aprendizagem adaptativos
Sistemas de recomendação
Taxonomia de bloom revisada
Adaptive education
Adaptive learning systems
Collaborative filtering
Recommender systems
Revised bloom taxonomy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18269
Data do documento: 31-Jan-2020
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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