Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1830
Tipo: TCC
Título: Esclerose tuberosa: buscando a melhoria de vida para o indivíduo e sua família
Autor(es): Almeida, Ingrid Valeriano Corcino de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Janine Marta Coelho
Resumo: O objetivo do presente artigo é discutir a esclerose tuberosa ou Síndrome de Bourneville, para que se aumente o conhecimento sobre essa síndrome, como se dá o seu processo de aprendizagem, com a finalidade de uma possível intervenção psicopedagógica e consequentemente uma melhoria de vida para a pessoa que tem a síndrome e sua família. Utilizou-se como metodologia uma revisão de base de dados sobre a doença, análise da importância dos contextos social, familiar e escolar para que ocorra o processo de aprendizagem e uma melhoria de vida da pessoa com esclerose tuberosa. A partir do presente estudo, notou-se a importância de ampliar os conhecimentos sobre a síndrome, a fim de tratar a pessoa da maneira mais adequada, sempre visando sua melhora e qualidade de vida.
Abstract: The purpose of this article is to discuss a tuberous or Bourneville syndrome sclerosis, to the increase of knowledge on this syndrome, how is the process of learning, with the aim of a possible psicopedagogica intervention and therefore a better life for the person who has the syndrome and his family. It was used as methodology a database review of the disease, analysis of the importance of social, family and school contexts to occur the process of learning and improvement of life of people with tuberous sclerosis. From this study, it was noted the importance of increasing knowledge about the syndrome in order to treat the person the most appropriate manner, always aiming their improvement and quality of life.
Palavras-chave: Esclerose Tuberosa
Síndrome de Bourneville
Processo de aprendizagem
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1830
Data do documento: 17-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVCA27062016361,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.