Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18409
Tipo: | Dissertação |
Título: | A gestão na composição curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil: a contribuição do diálogo interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração |
Autor(es): | Padilha Neto, José Domingos |
Primeiro Orientador: | Duarte, Emeide Nóbrega |
Resumo: | A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar com diversas outras áreas do conhecimento, dentre elas, a Ciência da Administração e a Biblioteconomia. É pautado nestas relações interdisciplinares da Ciência da Informação com as áreas mencionadas, que o presente estudo se contextualiza, apresentando uma abordagem acerca da composição curricular do curso de Biblioteconomia voltada para a área da gestão. Neste sentido, a pesquisa objetiva analisar as contribuições da área de gestão para a formação curricular dos cursos graduação em Biblioteconomia no Brasil como resultado da interdisciplinaridade entre a CI e a CA. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem quantitativa e qualitativa e um estudo do tipo documental realizado no ambiente da web. Os documentos de formato eletrônico que serviram para a análise, corresponderam aos Projetos Pedagógicos Curriculares, matrizes curriculares e/ou ementários dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Ressaltam-se como dimensões teóricas, a reflexão sobre os currículos dos cursos de Biblioteconomia por meio da análise de conteúdo. O trabalho aponta as universidades públicas brasileiras que ofertam os cursos de Biblioteconomia com base em sua distribuição nacional, examina os componentes curriculares de tais cursos, apresenta as disciplinas com abordagens referentes à área da gestão, analisa os conteúdos destas disciplinas por meio de suas ementas e, por fim, apresenta um panorama nacional de disciplinas básicas e emergentes da área da gestão para o curso de Biblioteconomia. Com base nos resultados obtidos foi possível constatar que há abordagens significativas nos conteúdos sobre gestão nos currículos dos cursos de Biblioteconomia em nível nacional e que tal quantidade expressa a constante evolução dos estudos interdisciplinares entre a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Essa realidade permitiu também apresentar as contribuições da área da Administração para a formação curricular dos cursos de Biblioteconomia, como decorrência da interdisciplinaridade entre as áreas. |
Abstract: | Information Science is an interdisciplinary area with several other areas of knowledge, including Administration Science and Library Science. It was guided by such interdisciplinary relations of Information Science with the mentioned areas, that the present study was contextualized, presenting an approach about the curricular composition of the course of Librarianship focused on the area of management. In this sense, the research aimed to analyze the contributions of the management area to the curricular formation of undergraduate courses in Library Science in Brazil as a result of the interdisciplinarity between CI and CA. As for the methodology, the research was characterized as having a quantitative and qualitative approach and a documentary type study carried out in the web environment. The documents in electronic format that served for the analysis, corresponded to the Curricular Pedagogical Projects, curricular matrices and / or ementiaries of the undergraduate courses in Library Science in Brazil. Theoretical dimensions were the reflection on the curricula of Librarianship courses through content analysis. The work pointed out the Brazilian public universities that offer Librarianship courses based on their national distribution, recovered and examined the curricular components of such courses, presented the disciplines with approaches related to the management area, analyzed the contents of these disciplines through their menus and, finally, presented a national overview of basic and emerging disciplines in the area of management for the Librarianship course. Based on the results obtained, it was possible to verify that there are significant approaches in the contents about management in the curricula of Librarianship courses at national level and that such quantity expresses the constant evolution of interdisciplinary studies between Librarianship, Information Science and Administration Science. This reality also allowed to present the contributions of the Administration area for the curricular formation of the courses of Librarianship, as a result of the interdisciplinarity between the areas. |
Palavras-chave: | Composição curricular – Gestão Biblioteconomia – ensino Ciência da informação Ciência da administração Interdisciplinaridade Library science - teaching Curricular composition - Management Information science Administration science Interdisciplinarity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18409 |
Data do documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséDomingosPadilhaNeto_Dissert.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons