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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18422
Tipo: TCC
Título: Resolução de questões sobre porcentagem, razão e proporção por alunos de ciências contábeis
Autor(es): Barreto, Ana Olívia de Medeiros
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar quais os principais erros cometidos e estratégias apresentadas na resolução de questões de porcentagem, razão e proporção, por estudantes do ensino superior de um Curso de graduação em Ciências Contábeis, de uma instituição do estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório, de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Foi utilizado como instrumento para levantamento de dados e informações, uma avaliação escrita e individual, contendo quatro problemas envolvendo os conceitos de porcentagem, razão e proporção em situações de venda, lucro e descontos sucessivos. Os resultados apontaram problemas de várias espécies apresentados pelos estudantes participantes do estudo, a exemplo de dificuldades de interpretação dos enunciados; erros na realização de cálculos envolvendo frações e números decimais; dificuldade de identificação da natureza da relação entre grandezas (se diretamente ou inversamente proporcionais), bem como relacionadas à compreensão da relação entre as partes e o todo em uma razão. Embora os conceitos citados devessem ser desenvolvidos pelos estudantes ao longo da Educação Básica, em razão de sua importância para sua formação geral, observamos a existência de muitas lacunas que não são superadas com atividades de revisão realizadas no Ensino Superior, devendo ser pensadas em estratégias de ensino que possibilitem a aprendizagem efetiva e por meio da compreensão, desses conceitos, por sua aplicabilidade em situações práticas do cotidiano; em outras áreas de conhecimento e para a compreensão de outros conceitos matemáticos.
Abstract: This work had the general objective of investigating the main mistakes made and strategies presented in the resolution of questions of percentage, reason and proportion, by students of higher education of a Course of Accounting Sciences, of an institution of the state of Paraíba. The methodology used was an exploratory study, of a qualitative nature, of the Case Study type. A written and individual assessment was used as an instrument to collect data and information, containing four problems involving the concepts of percentage, ratio and proportion in situations of sale, profit and successive discounts. The results pointed out problems of different nature presented by the students participating in the study, such as difficulties in interpreting the statements; errors in calculations involving fractions and decimal numbers; difficulty in identifying the nature of the relationship between quantities (whether directly or inversely proportional), as well as related to understanding the relationship between the parts and the whole in a ratio. Although the aforementioned concepts should be developed by students throughout Basic Education, due to their importance for their general education, we observe the existence of many gaps that are not overcome with review activities carried out in Higher Education, and should be thought of in strategies for teaching that enables effective learning and through the understanding of these concepts, due to their applicability in practical situations from everyday life; in other areas of knowledge and for understanding other mathematical concepts.
Palavras-chave: Porcentagem
Razão - Matemática
Proporção - Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18422
Data do documento: 14-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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