Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAranha, Edilene Albuquerque-
dc.date.accessioned2017-08-29T10:44:21Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2017-08-29T10:44:21Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1843-
dc.description.abstractThe steps of development of the childhood arouse interest in the human being. Seeing the behavior of children is a natural thing for humans, also as making comparisons between them and another children. During a long period the development of speech was seen as smartness, as it differentiates a racional from an irracional being. The language can express and organize thoughts. These informations guided me to the following question: in face of the main scholars about the development of thinking in children, how does the building of thoughts and childhood language occur? Also, how the teachers can use this development in the process of learning? As the main target we tried to analyze the ideas of Vygotsky and Piaget related to that question. The research has bibliographic feature, starting with the analysis of Piaget’s and Vygotsky’s works, that talk about the pedagogical approach of the development of language and the individual thoughts. To Piaget, what makes the mental development of the human being possible is the biological structure, so, to make the thoughts is necessary a genetic basement, a maturation of the organism, social experiences and the balance between the organism and the enviroment. To Vygotsky, the development of a child has a real level and a potencial level: in real level, it does the task without needing any help; the potential level is the capacity of the child to develop certain activity with the support of another person. Between these two levels there is a gap. This observation made Vygotsky create the theory of the Personal Development Zone (PDZ), where analyses the children’s capacity of real development to reach their potential. The interest of knowing the human being was a common area between these two scholars. They tried to explain the way that occur the development and the learning. Vygotsky has a completely different idea from Piaget about the assimilation of reality. However, they agree that maturation is a kids’ necessity. Piaget argues that the development of the children has a genetic factor as a basement, while Vygotsky says that the children have their development based in their social enviroment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-29T10:44:21Z No. of bitstreams: 1 EAA15122016: 479871 bytes, checksum: c4455a98285417a2eec4337ee80fd9ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T10:44:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EAA15122016: 479871 bytes, checksum: c4455a98285417a2eec4337ee80fd9ff (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO desenvolvimento da linguagem e pensamento da criança na visão de Piaget e Vygotskypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Israel Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Andrezza Raquel Cirne-
dc.contributor.referee2Souza, Karla Lucena de-
dc.description.resumoAs fases de desenvolvimento da infância são algo que desperta interesse nos seres humanos. O observar do comportamento de uma criança é algo natural do ser humano, bem como fazer comparações entre elas. Durante muito tempo a linguagem foi confundida com a inteligência, pois é ela que diferenciaria o ser racional do irracional. É a linguagem que expressa e organiza o pensamento. Essas informações me levaram ao seguinte questionamento: à luz dos principais teóricos do processo de desenvolvimento das crias, como acontece a construção do pensamento e da linguagem infantil? Como o professor pode aproveitar esse desenvolvimento no processo de ensino/aprendizagem? Como objetivo geral buscou-se analisar as principais ideias de Vygotsky e Piaget relacionadas a esse tema. A pesquisa se caracteriza de caráter bibliográfico, a partir de análise de obras de teóricos como Piaget e Vygotsky, que tratam da abordagem pedagógica com relação ao desenvolvimento da linguagem e pensamento do individuo. Para Piaget o que possibilita o desenvolvimento mental do ser humano é a estrutura biológica, portanto, para que o pensamento se desenvolva é necessário uma base genética, amadurecimento do organismo, vivência social e equilíbrio entre o organismo e o meio. Para Vygotsky, o desenvolvimento da criança tem seu nível real e o potencial: o nível real, ela executa a tarefa sem necessitar de ajuda; o nível potencial é a capacidade de a criança desenvolver certa atividade com o auxílio de outra pessoa. Entre esses dois níveis existem um espaço essa observação fez Vygotsky criar a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde analisa a capacidade da criança no seu desenvolvimento real em alcançar seu potencial. O interesse de conhecer o ser humano era algo em comum entre esses dois teóricos. Eles buscavam explicar de que forma ocorre o desenvolvimento e a aprendizagem. Vygotsky tem ideia completamente diferente de Piaget em relação a assimilação da realidade. No entanto eles concordam que o desenvolvimento é uma necessidade da criança. Piaget defende que o desenvolvimento da criança tem o fator genético como base, enquanto Vygotsky justifica que a criança tem seu desenvolvimento a partir do meio socialpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAA15122016468,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.