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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18488
Tipo: Dissertação
Título: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte: locus da identidade potiguar e preservação da memória nacional
Autor(es): Silva, Igor Oliveira da
Primeiro Orientador: Gonçalves, Gracy Kelli Martins
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte tem desempenhado as práticas de preservação, organização e disseminação da memória nacional, a fim de viabilizar o acesso e efetivo uso das informações contidas nos registros documentais existentes sob sua guarda. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os paradigmas custodial e pós-custodial desenvolvidos por Armando Malheiro e Fernanda Ribeiro no âmbito da Ciência da Informação. A pesquisa se constitui um Estudo de Caso de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico e documental que utiliza a análise de conteúdo como procedimento metodológico para tratar os dados coletados. Ao entender a memória como campo de estudo da Ciência da Informação, consideramos que ela surge no campo da Filosofia e Psicologia, e que, posteriormente, é incorporada pelas Ciências Sociais, que passam a entender a memória a partir de uma perspectiva ampla e coletiva. Assim, diante das múltiplas possibilidades de realizar trabalhos no campo da memória, está a de compreender a função social desempenhada pelas instituições de memórias em manter as identidades sociais. Contextualizamos a criação do Instituto Histórico de Paris na primeira metade do século XIX e seu processo de transnacionalização para outras regiões longínquas. Ao expandir seus limites territoriais, viabilizou-se a criação de outras instituições memorialistas responsáveis por contribuir para o fortalecimento da memória nacional, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1838, e o Instituto Histórico e Geográfico do Uruguai em 1843. Propomos um conceito de memória nacional e analisamos sua interface com as questões raciais no espaço brasileiro. Retratamos o contexto histórico que motivou a criação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte no começo do século XX e o processo de formação das coleções que compõem o Arquivo, Biblioteca e Museu. Como resultados da pesquisa, apresentamos quais aspectos de preservação, organização, acesso e uso foram empreendidos pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte nos últimos anos, tendo por finalidade contribuir com as práticas pós-custodiais existentes nas Instituições de Memória. Consideramos, a partir dos elementos apresentados, que os Institutos Históricos e Geográficos se constituem importantes locus de memória que devem ser resguardados e preservados para as futuras gerações.
Abstract: This work aims to understand how the Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte has performed the practices of preservation, organization and dissemination of national memory, in order to facilitate the access and effective use of the information contained in the documentary records under its custody. For this, the custodial and postcustodial paradigms developed by Armando Malheiro and Fernanda Ribeiro in the scope of Information Science were used as theoretical support. The research is a case study of a qualitative nature and of bibliographic and documentary nature that uses content analysis as a methodological procedure to treat the collected data. When understanding memory as a field of study of Information Science, we consider that it arises in the field of Philosophy and Psychology, and that, later, it is incorporated by the Social Sciences, which come to understand memory from a broad and collective perspective. Thus, in view of the multiple possibilities of carrying out work in the field of memory, it is to understand the social role played by institutions of memories in maintaining social identities. We contextualize the creation of the Historical Institute of Paris in the first half of the 19th century and its process of transnationalization to other distant regions. By expanding its territorial limits, it was possible to create other memorial institutions responsible for contributing to the strengthening of national memory, such as the Brazilian Historical and Geographic Institute, in 1838, and the Historical and Geographic Institute of Uruguay in 1843. We propose a concept of national memory and we analyze its interface with racial issues in the Brazilian space. We portray the historical context that motivated the creation of the Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte at the beginning of the 20th century and the process of forming the collections that make up the Archive, Library and Museum. As a result of the research, we present which aspects of preservation, organization, access and use have been undertaken by the Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte in recent years, with the purpose of contributing to the post-custodial practices existing in the Memory Institutions. We consider, based on the elements presented, that the Historical and Geographical Institutes are important locus of memory that must be preserved and preserved for future generations.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Instituições de memória
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
Memória nacional
Pós-custodialismo
Information science
Institutions of memory
Historical and Geographic Instituteof Rio Grande do Norte
National memory
Post-custodialism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18488
Data do documento: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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