Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18502
Tipo: Dissertação
Título: Sou o que pareço, ainda assim não me conheço: articulações entre a Pedagogia Griô e o ensino de artes na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Domingues, Rachel Maria
Primeiro Orientador: Cananéa, Fernando Antonio Abath Luna Cardoso
Resumo: A presente dissertação analisou como a prática de educação comunitária Pedagogia Griô se articulou com o ensino da Arte Teatral por meio de um diálogo metodológico e vivencial, resultando em uma ação pedagógica aplicada a um Grupo Focal de educandos da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública do município de Cabedelo - PB. Nesse contexto, investimos em observar se, por meio da aplicação dessa ação reflexiva, houve um movimento de fortalecimento da identidade cultural do Grupo Focal, por meio de uma maior participação nas atividades escolares, de um maior engajamento desses educandos envolvidos na pesquisa, no que diz respeito à valorização da cultura local, que se traduz em ações afirmativas e propositivas no sentido dos saberes e dos fazeres desses indivíduos em sua comunidade. Utilizamos a observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. Desse modo, a análise dos discursos orais e corporais dos sujeitos durante as vivências realizadas puderam ser verificados por meio dos instrumentos de coleta de dados, das rodas de conversa, da gravação de áudio e de vídeo, das entrevistas semiestruturadas, dos depoimentos orais e pelos registros no diário de campo. As análises empreendidas durante o percurso da pesquisa nos fizeram inferir que, mesmo diante de dificuldades histórico-culturais em se trabalhar com a disciplina de Artes Cênicas no Ensino de Jovens e Adultos - EJA da escola campo de pesquisa, ao engajarmos com as práticas vivenciais da Pedagogia Griô, tomando como potência as histórias e as raízes ancestrais dos educandos, foi possível observar a importância do reconhecimento por parte dos sujeitos diante de sua própria história e de sua própria cultura, ou seja, de sua Identidade Cultural.
Abstract: This dissertation analyzes how the practice of community education Pedagogia Griô articulates with the teaching of theatrical art through a methodological and experiential dialogue, resulting in a pedagogical action applied to a focus group of students of Youth and Adult Education (EJA), from a public school in the municipality of Cabedelo - PB. In this context, investments in observing whether, through the application of this reflex action, there was a movement to strengthen the cultural identity of the focus group, by a greater participation in school activities, by a greater involvement of these students involved in the research, without regard to the appreciation of local culture, which translates into meaningless affirmative and purposeful actions by the sabers and those who make these individuals in their community. Use participant observation as the qualitative research methodology. Thus, an analysis of the subjects' oral and corporate discourses during the experiences heard is verified by means of data collection instruments, conversation circles, audio and voice recording, semi-structured interviews, oral testimonies and data recorded in the field diary. The analyzes undertaken during the research screening in which the same were inferred, history of cultural difficulties in working with a Performing Arts discipline in the Teaching of Youth and Adults - EJA of the research field school, and engaging with the experiential practices of Griô Pedagogy, adopting the power as stories and ancestral roots of students, it was possible to observe the importance of recognition by the subjects exposed to their own history and culture, that is, their cultural identity.
Palavras-chave: Pedagogia Griô
Jogos teatrais
Vivência
Diálogo
Ensino de Jovens e Adultos
Griô Pedagogy
Theatrical games
Experience
Dialogue
Youth and Adult Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18502
Data do documento: 8-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RachelMariaDomingues_Dissert.pdf7,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons