Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação |
Autor(es): | Santos, Leonardo David Marques dos |
Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos |
Resumo: | O estudo da História da Matemática (HM) vem despertando cada vez mais o interesse de diversos pesquisadores por funcionar como motivador do interesse dos alunos pelo conteúdo matemático que lhe é ensinado. Associado a isso, temos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como uma ferramenta fundamental de ensino no mundo tecnológico no qual estamos inseridos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir com um diálogo entre essas tendências educacionais, propondo a integração da HM, Construção Geométrica (CG) e das TIC na utilização do GeoGebra a partir do problema de Snell-Pothenot. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico em alguns livros, artigos e teses que abordam essa temática. Como resultado foi traçado um estudo histórico do problema de Snell-Pothenot e apresentadas duas soluções, uma moderna e mais precisa e outra clássica proposta pelo próprio Pothenot. E por fim, trazemos uma perspectiva de uso em sala de aula pautada em CG com o auxílio das TIC. |
Abstract: | The study of Mathematics’ History (HM) has increasingly aroused the interest of several researchers to act as a motivator for the students' interest in the mathematical content taught to them. Associated to this, we have the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a fundamental tool for teaching in the technological world in which we are inserted. Therefore, the aim of this work is to contribute to a dialogue between these educational trends, proposing the integration of HM, Geometric Construction (GC) and ICT in the use of GeoGebra from the problem of Snell-Pothenot. For that, a qualitative research of bibliographic character has been carried out in some books, articles and theses that approach this thematic. As a result, a historical study of Snell-Pothenot's problem was drawn up and two solutions were presented, one modern and more precise and the other classic proposed by Pothenot himself. And finally, we bring a perspective of use in the classroom based on CG with the help of ICT. |
Palavras-chave: | Ensino História da matemática Novas tecnologias Construções geométricas Teaching History of mathematics New technologies Geometric constructions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515 |
Data do documento: | 25-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons