Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18580
Tipo: TCC
Título: Apontamentos para uma leitura crítica do “Auto da Compadecida”.
Título(s) alternativo(s): Notes for a critical reading of the “Auto da Compadecida”.
Autor(es): Lima, Hugo Ribeiro de Souza
Primeiro Orientador: PINTO, Erlon Cherque
Resumo: Este trabalho consiste em uma leitura crítica a respeito da ‘Auto da Compadecida’, escrita em 1955. A primeira montagem da mencionada obra data de 11 de setembro de 1956 no Teatro Santa Isabel pelo Teatro Adolescente do Recife. O autor da obra, Ariano Suassuna, professor, romancista, dramaturgo e poeta, nasceu na cidade de João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927. O ‘Auto da Compadecida’ abrange vários "causos" organizados em torno da história de dois amigos que lutam para sobreviver no sertão da Paraíba. Diante da extrema pobreza, João Grilo e Chicó envolvem os moradores da cidade (classe dominante) em suas artimanhas para contornar as dificuldades. O intuito deste trabalho é gerar apontamentos sobre a obra através de uma leitura crítica. Refletiremos sobre a classes dominante e sua relação com o povo. Assim, as personagens serão analisadas em seu valor simbólico, contextualizado com sua condição socioeconômica e cultural: ‘padeiro’ (burguês), a Igreja (clero), ‘Major Antônio Morais’ (aristocracia), o povo representado principalmente por João Grilo. Pretendemos apontar a opressão exercida pela classe dominante (padeiro, Major Antônio Morais e o poder da Igreja) ao povo pobre e relegado à miséria e obrigado a usar da esperteza para resistir (João Grilo).
Abstract: This work consists of a critical reading about the playwright titled 'Auto da Compadecida ', written in 1955. The first on stage of the aforementioned work dates from September 11, 1956 at the Teatro Santa Isabel by the Teatro do Adolescente de Recife. The author of the work, Ariano Suasuna, professor, novelist, playwright and poet, was born in the city of João Pessoa, on June 16, 1927. 'Auto da Compadecida' encompasses several "short stories" organized around the main line about two friends who struggle to survive in the Sertão of Paraíba. Faced with extreme poverty, João Grilo and Chicó involve the inhabitants of the city (dominant class) in their tricks to solve their problems. The aim of this work is to generate notes about the work through a critical reading. We will reflect on the dominant classes and their relationship with the people. Thus, we will consider the characters in their symbolic value through the socioeconomic and cultural condition: ' Baker ' (bourgeois), the Church (clergy), ' Major Antônio Morais ' (aristocracy), the people represented mainly by João Grilo. We intend to point out the oppression exerted by the dominant class (Baker, Major Antônio Morais and the power of the church) to the poor people and reinherited to misery and obliged to use the cleverness to resist (João Grilo).
Palavras-chave: Teatro - Literatura Brasileira
Suassuna, Ariano, 1927-2014
Teatro - Estética
O Auto da Compadecida - Análise
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18580
Data do documento: 28-Mar-2019
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRSL03122020.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons