Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1861
Tipo: TCC
Título: Práticas docentes: um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba na percepção dos pós-graduandos e professores
Autor(es): Silva, Jéssica Kelly Alves da
Primeiro Orientador: Coelho, Christiano
referee1 : kataoka, Sheila Sayuri
referee2: Gárcia, Inajá Allane Santos
Resumo: As práticas docentes e o ensino de contabilidade nas universidades vêm sendo alvo de pesquisas, buscando compreender como bacharéis em Ciências Contábeis lidam com a docência, na percepção dos pós-graduandos e docentes. Este estudo teve como objetivo principal analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na percepção de egressos estudantes da pós-graduação e professores de Ciências Contábeis. Para isso, foram feitas entrevistas com professores atuantes no departamento de Finanças e Contabilidade e com egressos do curso, atualmente estudantes da pós-graduação também em Ciências Contábeis na UFPB. Dentre os 15 professores entrevistados, a faixa etária mais encontrada é acima de 50 anos; entre os sete estudantes, a maioria possui até 30 anos. Os professores descreveram algumas características pessoais que influenciam na vida acadêmica dos alunos: “incentivador”, “experiente” entre outros. A maioria dos docentes acredita influenciar nas escolhas feitas pelos alunos, principalmente com sua dedicação e trabalho. Os alunos acrescentaram que sentem uma carência no curso em relação à parte prática e a maioria disse considerar que o curso sozinho – sem experiências externas – não prepara o aluno para o mercado de trabalho. Diante dos resultados alcançados, foi possível concluir que os professores, na maioria das vezes, influenciam ou marcam a vida de seus alunos, seja de forma positiva ou negativa, e que as práticas docentes são o ponto chave dessa questão.
Abstract: Teaching practices and accounting teaching in universities have been the subject of research, seeking to understand how bachelors in Accounting Sciences deal with teaching, taking into account the perception of post-graduate students and teachers. This study had as main goal to analyze the teaching practice of the Accounting Sciences course of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) in the perception of graduate students and professors. For this, interviews were conducted with professors working in the Finance and Accounting Departments as well as with graduates of the course, currently postgraduate students in Accounting Sciences at UFPB. Among the 15 teachers interviewed, the major group has age over 50 years; among the seven students, most are up to 30 years old. The teachers described some of the personal characteristics that influence the students' academic lives: "encouraging", "experienced" and others. Most teachers believe they influence the choices made by the students, especially with their dedication and work. The students added that they feel a lack in the course in relation to the practical part and most said they considered that the course alone - without external experiences - does not prepare the student for the job market. Given the results achieved, it was possible to conclude that teachers, in most cases, influence or mark the lives of their students, either positively or negatively, and that teaching practices are the key point of this question.
Palavras-chave: Práticas docentes
Profissional contábil
Formação acadêmica em Ciências Contábeis
Mercado de trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1861
Data do documento: 30-Mai-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKAS29082017.pdf992,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons