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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18617
Tipo: Dissertação
Título: Estágio de prontidão em pacientes com disfonia: nova perspectiva com base na teoria de resposta ao item na escala URICA-V
Autor(es): Aguiar, Alexandra Christine de
Primeiro Orientador: Almeida, Anna Alice Figueirêdo de
Resumo: O estágio de prontidão em relação ao tratamento implica na melhor condição para adesão a uma proposta terapêutica. A escala URICA-V é utilizada na autoavaliação do estágio de prontidão em pacientes com disfonia e utiliza a Teoria Clássica do Teste (TCT) como modelagem para seu cálculo, que padece de algumas limitações. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) pode ser utilizada para buscar evidências de validade da escala URICA-V, pois considera cada item individualmente, sem priorizar os escores totais para caracterizar o atributo estudado. Objetivo: Obter evidências de validade da escala URICA-V e estimar as propriedades psicométricas de seus itens a partir da TRI, de modo a avaliar o estágio de prontidão de pacientes com disfonia de forma diferenciada. Método: Foram avaliados 658 sujeitos que foram alocados em dois grupos – com disfonia (GCD) e vocalmente saudáveis (GVS), de ambos os sexos e acima de 18 anos. Para construir um banco de dados digital, foram digitadas informações pessoais, profissionais e as respostas dos pacientes à escala URICA-V. Posteriormente foi realizada a análise fatorial exploratória (AFE); analise fatorial confirmatória (AFC); aplicação da teoria de resposta ao item (TRI) por meio do modelo de Samejima e análise da curva ROC, para obtenção do ponto de corte da escala URICA-V. Resultados: Foi observado que os fatores preestabelecidos na versão original da escala URICA-V não se mantiveram para a população brasileira, como demonstrou a AFE e a AFC e análise da confiabilidade. Assim, foi adotado dois fatores e observadas as cargas fatoriais item a item, que foram consideradas adequadas e apresentaram boa consistência interna. Além disso, foi possível observar os itens com maiores valores de dificuldade (b) e discriminação (a), que contribuíram com o cálculo do teta de cada sujeito. Em seguida, realizou-se análise da curva ROC, que possibilitou o estabelecimento de um valor de corte para o instrumento, sendo: -0,236. Conclusão: Observou-se, após análise das medidas psicométricas na escala URICA-V, a necessidade de adaptações em sua estrutura, como a consideração de dois fatores e a exclusão de alguns itens. Além disso, obteve-se um novo ponto de corte da estrutura a partir da TRI para mensurar com maior fidedignidade o estágio de prontidão e diferenciar os indivíduos com e sem disfonia.
Abstract: The stage of readiness in relation to treatment implies the best condition for adherence to a therapeutic proposal. The URICA-V scale is used in the self-assessment of the readiness stage in patients with dysphonia and uses the Classic Test Theory (CTT) as a model for its calculation, which has some limitations. The Item Response Theory (IRT) can be used to search for evidence of validity of the URICA-V scale, as it considers each item individually, without prioritizing the total scores to characterize the studied attribute. Objective: Obtain evidence of validity of the URICA-V scale and estimate the psychometric properties of its items from the IRT, in order to assess the stage of readiness of patients with dysphonia in a different way. Method: 658 subjects were evaluated, who were allocated into two groups - with dysphonia (GCD) and vocally healthy (GVS), of both sexes and above 18 years old. To build a digital database, personal and professional information and patients' responses were typed on the URICA-V scale. Subsequently, exploratory factor analysis (AFE) was performed; confirmatory factor analysis (AFC); application of the item response theory (IRT) using the Samejima model and analysis of the ROC curve, to obtain the cutoff point of the URICA-V scale. Results: It was observed that the factors pre-established in the original version of the URICA-V scale were not maintained for the Brazilian population, as demonstrated by AFE and AFC and reliability analysis. Thus, two factors were adopted and the factor loads item by item were observed, which were considered adequate and showed good internal consistency. In addition, it was possible to observe the items with higher values of difficulty (b) and discrimination (a), which contributed to the calculation of the theta of each subject. Then, an analysis of the ROC curve was performed, which allowed the establishment of a cut-off value for the instrument, being: -0.236. Conclusion: After analyzing the psychometric measures on the URICA-V scale, there was a need for adaptations in its structure, such as considering two factors and excluding some items. In addition, a new cut-off point for the structure was obtained from the IRT to measure the stage of readiness with greater reliability and differentiate individuals with and without dysphonia.
Palavras-chave: Autoavaliação
Distúrbios da voz
Disfonia
Motivação
Protocolos
Psicometria
Self-assessment
Voice disorders
Dysphonia
Motivation
Protocols
Psychometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL)
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18617
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL)

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