Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18625
Tipo: Tese
Título: Processo de formação de recursos humanos da saúde e o ensino das disciplinas vinculadas à estatística: das intenções aos gestos
Autor(es): Carneiro, Wendell Soares
Primeiro Orientador: Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo
Segundo Orientador: Nascimento, João Agnaldo do
Resumo: Os processos de tomada de decisões entre os profissionais, sobretudo, os da saúde, são bastante comuns, mas, nem sempre tão simples, pois, se constituem procedimentos meticulosos e analíticos. No processo de formação desses profissionais a tomada de decisão é sempre trabalhada nas disciplinas vinculadas a estatística, para tanto, é necessário que os estudantes se apoderem do conteúdo, bem como da forma de implementa-lo. O estudo objetivou investigar o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas vinculadas a estatística na formação de recursos humanos da saúde. Tratou-se de um estudo exploratório, observacional nos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior para verificar os processos de tomada de decisões e processo ensino-aprendizagem tendo em vista as disciplinas que fundamentam esse processo nos referidos cursos. Para análise foram utilizadas as análises de correspondência e agrupamento. Observou-se que a maioria dos participantes consideram insuficiente a carga horária destinada a estas disciplinas, bem como não se consideram aptos a implementar tais métodos no dia-a-dia de sua profissão. Conclui-se que, ainda persiste, entre os aprendentes, uma dificuldade de compreender a relação de interdependência entre os dois processos, tomada de decisão e ensino-aprendizagem, com isso, a deficiência em redimensionar e realocar as forças de trabalho e insumos disponíveis na saúde permanece, gerando assim uma persistência na manutenção de problemas antigos e um sub aproveitamento da mão-de-obra de trabalho, bem como dos instrumentos disponíveis nos serviços.
Abstract: Decision-making processes among professionals, especially health professionals, are quite common, but not always so simple, since they are meticulous and analytical procedures. In the process of training these professionals, decision making is always worked on in the disciplines linked to statistics, therefore, it is necessary for students to seize the content, as well as the way to implement it. The study aimed to investigate the teaching-learning process of subjects linked to statistics in the training of human resources for health. It was an exploratory, observational study in the health courses of a Higher Education Institution to verify the decision-making processes and the teaching-learning process in view of the disciplines that underlie this process in those courses. Correspondence and grouping analyzes were used for analysis. It was observed that most of the participants considered the workload for these disciplines to be insufficient, as well as not considering themselves able to implement such methods in the day-to-day of their profession. It is concluded that, among learners, there is still a difficulty to understand the interdependence relationship between the two processes, decision making and teaching-learning, with this, the deficiency in resizing and reallocating the work forces and inputs available in the health remains, thus generating a persistence in the maintenance of old problems and an under-utilization of the workforce, as well as the instruments available in the services.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Saúde
Estatística
Recursos humanos
Teaching-learning
Cheers
Statistic
Human resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18625
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WendellSoaresCarneiro_Tese.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons