Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1874
Tipo: TCC
Título: Desvendando as percepções e práticas adotadas pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação em Ecologia do nodeste brasileiro na gestão dos dados científicos
Autor(es): ANJOS, Renata Lemos dos
Primeiro Orientador: DIAS, Guilherme Ataíde
referee1 : SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de
referee2: FRANÇA, André Luiz Dias de
Resumo: Baseado na premissa de que os dados oriundos de investigações científicas costumam ficar armazenados nos computadores pessoais dos pesquisadores, ou são descartados e perdidos após a publicação dos resultados em artigos, impossibilitando a produção de novas investigações, este estudo buscou desvendar as percepções e práticas adotadas pelos pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia do Nordeste Brasileiro na gestão dos dados científicos, baseando-se no fenômeno emergente nacional e internacionalmente, e-Science, que transformou a forma como os dados de pesquisa podem ser produzidos, disseminados, gerenciados, compartilhados e (re) utilizados a partir do processo de curadoria dos dados. Diante do exposto, indagou-se quais as percepções e práticas adotadas pelos pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia do nordeste brasileiro na gestão de dados científicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, visando a ampliação do conhecimento acerca do tema, e de abordagem qualitativa e quantitativa para análise dos dados que foram coletados por meio da aplicação de um questionário. Concluímos que a realidade do compartilhamento de dados por meio do processo de curadoria dos mesmos é emergente, visto que alguns dos sujeitos desta pesquisa já utilizam ferramentas que auxiliam no plano de gestão de dados, e outros, tem imenso interesse em aumentar seus conhecimentos, em relação às práticas de gestão de dados científicos para posterior compartilhamento.
Abstract: Based on the premise that data from scientific investigations are usually stored on the researchers’ computers, discarded or even lost when the results are published in articles, making it impossible to produce new investigations, the present study sought to uncover the perceptions and practices adopted by the researchers from the postgraduation programs of of the brazilian northeast ecology in the management of scientific data, based on the emerging national and international phenomenon, e-Science, that transformed the way research data can be produced, disseminated, managed, shared and reused taking start at the data curation process. In the view of the above, the researchers from the postgraduation programs of the brazilian northeast ecology were questioned about the perceptions and practices adopted in the management of scientific data. This study is an exploratory research, that aims to increase the knowledge about the subject, and a qualitative and quantitative approach to analyze the data that were collected through the application of a questionnaire. It was concluded that the reality of data sharing through the proccess of curatorship is emerging, since some of the subjects of this research already use tools that help with the data management plan, and others have a great interest in increasing their knowledge about the practices of management of scientific data for later sharing.
Palavras-chave: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
PROGRAMAS DE P´S-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1874
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLA30082017.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons