Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18796
Tipo: Dissertação
Título: Auris keyboard: ferramenta de auxílio ao treinamento de percepção musical para pessoas surdas
Autor(es): Sá, Caio Vinícius Pereira de
Primeiro Orientador: Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire
Primeiro Coorientador: Ferreira, Alexandre Magno e Silva
Resumo: A presente pesquisa trata do processo inclusão de indivíduos surdos ao ensino formal de música, por meio da tradução da informação sonora em vibração tátil. A partir da compreensão das ferramentas e metodologias já utilizadas para dar suporte ao ensino de música para pessoas surdas, foi possível o desenvolvimento de uma nova ferramenta contendo algumas das principais características exitosas nos estudos anteriores. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com base em experimentos realizados com grupos de indivíduos surdos e ouvintes, que utilizaram o protótipo construído, e geraram informações para sustentar uma análise da capacidade da percepção tátil de elementos rítmicos e melódicos. O uso da ferramenta foi avaliado como positivo para os casos abordados, o que sugere que a tradução do som para vibrações táteis é possível e pode ser utilizada para atividades relacionadas ao ensino formal de música.
Abstract: The present research deals with the process of inclusion of deaf individuals to the formal teaching of music, through the translation of sound information into tactile vibration. From the understanding of the tools and methodologies already used to support the teaching of music for deaf people, it was possible to develop a new tool containing some of the main successful characteristics in previous studies. A qualitative research was then carried out, based on experiments carried out with groups of deaf individuals and listeners, who used the built prototype, and generated information to support an analysis of the capacity of the tactile perception of rhythmic and melodic elements. The use of the tool was evaluated as positive for the cases addressed, suggesting that the translation of sound to tactile vibrations is possible and can be used for activities related to the formal teaching of music
Palavras-chave: Educação musical
Acessibilidade
Música para surdos
Music education
Accessibility
Music for the deaf
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18796
Data do documento: 28-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons