Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Marcelo de Lima-
dc.date.accessioned2020-12-17T02:13:19Z-
dc.date.available2019-05-23-
dc.date.available2020-12-17T02:13:19Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798-
dc.description.abstractThis work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the moviept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-15T13:15:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloDeLimaFernandes_Dissert.pdf: 2372018 bytes, checksum: 1248b4e9941360e7eb31e89dcb62cf5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-17T02:13:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloDeLimaFernandes_Dissert.pdf: 2372018 bytes, checksum: 1248b4e9941360e7eb31e89dcb62cf5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-17T02:13:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloDeLimaFernandes_Dissert.pdf: 2372018 bytes, checksum: 1248b4e9941360e7eb31e89dcb62cf5c (MD5) Previous issue date: 2019-03-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectMelodramapt_BR
dc.subjectTudo sobre minha mãept_BR
dc.subjectRecepção críticapt_BR
dc.subjectAll about my motherpt_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectFilm criticismpt_BR
dc.titleRessignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimaranhes, Luiz Antonio Mousinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046517404942505pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1134967955193566pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, identificando as relações dialógicas (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) presentes no texto fílmico, encarando essas interações discursivas como pontos de produção e revisão de significados sociais, numa conexão entre ficção e sociedade. Para isso, estudamos principalmente o jogo de diálogo estabelecido entre o filme de Almodóvar e o longa A Malvada (1950), de Joseph Mankiewicz; a peça Um bonde chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, e sua adaptação Uma rua chamada Pecado (1951), de Elia Kazan; a peça Bodas de Sangue (1933), de Federico Garcia Lorca; além do gênero melodrama. Analisamos, ainda, aspectos relativos às categorias narratológicas de espaço (LINS, 1976) e personagem (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002); e à recepção crítica jornalística do filme (BRAGA, 2006), considerando o fenômeno recepcional como uma outra instância com a qual o filme dialoga e de onde sentidos são produzidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloDeLimaFernandes_Dissert.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons