Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar |
Autor(es): | Fernandes, Marcelo de Lima |
Primeiro Orientador: | Guimaranhes, Luiz Antonio Mousinho |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, identificando as relações dialógicas (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) presentes no texto fílmico, encarando essas interações discursivas como pontos de produção e revisão de significados sociais, numa conexão entre ficção e sociedade. Para isso, estudamos principalmente o jogo de diálogo estabelecido entre o filme de Almodóvar e o longa A Malvada (1950), de Joseph Mankiewicz; a peça Um bonde chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, e sua adaptação Uma rua chamada Pecado (1951), de Elia Kazan; a peça Bodas de Sangue (1933), de Federico Garcia Lorca; além do gênero melodrama. Analisamos, ainda, aspectos relativos às categorias narratológicas de espaço (LINS, 1976) e personagem (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002); e à recepção crítica jornalística do filme (BRAGA, 2006), considerando o fenômeno recepcional como uma outra instância com a qual o filme dialoga e de onde sentidos são produzidos. |
Abstract: | This work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movie |
Palavras-chave: | Análise fílmica Dialogismo Melodrama Tudo sobre minha mãe Recepção crítica All about my mother Film analysis Dialogism Film criticism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798 |
Data do documento: | 1-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarceloDeLimaFernandes_Dissert.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons