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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
Tipo: Dissertação
Título: Ressignificação dos discursos no cinema: dialogismo e recepção crítica em Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
Autor(es): Fernandes, Marcelo de Lima
Primeiro Orientador: Guimaranhes, Luiz Antonio Mousinho
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, identificando as relações dialógicas (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) presentes no texto fílmico, encarando essas interações discursivas como pontos de produção e revisão de significados sociais, numa conexão entre ficção e sociedade. Para isso, estudamos principalmente o jogo de diálogo estabelecido entre o filme de Almodóvar e o longa A Malvada (1950), de Joseph Mankiewicz; a peça Um bonde chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, e sua adaptação Uma rua chamada Pecado (1951), de Elia Kazan; a peça Bodas de Sangue (1933), de Federico Garcia Lorca; além do gênero melodrama. Analisamos, ainda, aspectos relativos às categorias narratológicas de espaço (LINS, 1976) e personagem (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002); e à recepção crítica jornalística do filme (BRAGA, 2006), considerando o fenômeno recepcional como uma outra instância com a qual o filme dialoga e de onde sentidos são produzidos.
Abstract: This work aims to conduct a film analysis on Pedro Almodóvar’s All about my mother (1999) by identifying the dialogic relations (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992) that are inherent to the filmic text. We believe that these discursive interactions serve as core points that both produce and revise social meanings, thus revealing the connections that exist between fiction and society. Therefore, we study primarily the dialogic game established between Almodóvar’s film and Joseph Mankiewicz’s All about Eve (1950); Tennessee William’s play A streetcar named Desire (1947) and its film adaptation, directed by Elia Kazan; Federico Garcia Lorca’s play Blood wedding (1933); and melodrama. The narratological categories of space (LINS, 1976) and character (ROSENFELD, 2002; SALES GOMES, 2002) are also contemplated, as is the movies’ critical reception (BRAGA, 2006) – we consider film criticism as another player in this dialogic web that is built around the movie
Palavras-chave: Análise fílmica
Dialogismo
Melodrama
Tudo sobre minha mãe
Recepção crítica
All about my mother
Film analysis
Dialogism
Film criticism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18798
Data do documento: 1-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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