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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18800
Tipo: Dissertação
Título: O imaginário social feminino e a prática fotográfica do selfie no instagram
Autor(es): Barbosa, Kaline Aragão
Primeiro Orientador: Golzio, Derval Gomes
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o simbólico, o que está oculto na imagem e qual seu sentido na atualidade, sob a perspectiva do imaginário. Lança um olhar para o simbólico presente nas fotografias selfies, produzidas e distribuídas por mulheres comuns no instagram. O simbólico permeia a sociedade e está presente nas diversas representações manifestadas pela mídia e pela publicidade, incentivando mulheres a padronizar seus corpos e sua beleza. Portanto, o tema é explorado a partir do que é comum nas selfies e levanta questionamentos acerca do ideal da beleza, do erotismo, do consumo, da mercantilização do corpo e da vida no simulacro. Utilizamos a fotografia como descrição visual, e a imagem, como objeto de interpretação. No primeiro momento, apresentamos uma reflexão teórica, em que se contextualizam pontos importantes sobre a história da fotografia até a era do digital e a evolução dos grupos sociais e das mídias digitais, que culminam numa efervescente cultura visual e tecnológica. Logo em seguida, apresentamos o método e os caminhos que foram traçados: um sobre a busca das fotografias que compõem as selfies femininas no Instagram, utilizando a #selfie; e o outro sobre as buscas teóricas para analisar as fotografias empreendendo uma leitura visual com abordagem sociocultural. A estrutura de análise da imagem tem como principal fonte a selfie como texto visual, tomando como alicerce os caminhos teóricos fundamentados em Kossoy, Barthes, Lipovetsky, Santaella, entre outros autores apresentados. Outro critério apresentado é a relação entre corpo e beleza consumida no universo da autoimagem: o discurso, a vida cheia de prazeres e o espetáculo das grandes sensações. E por fim, a análise das fotografias, que apresenta como resultado uma nova maneira de enxergar a existência, a partir do digital.
Abstract: This dissertation aims to analyze the symbolic, what is hidden in the image and what its current meaning, from the perspective of the imaginary. Take a look at the symbolic present in the self-images, produced and distributed by ordinary women in instagram. The symbolic permeates society and is present in the diverse representations manifested by the media and publicity, encouraging women to standardize their bodies and their beauty. Therefore, the theme is explored from what is common in the selfies and raises questions about the ideal of beauty, eroticism, consumption, mercantilization of the body and life in the simulacrum. We use photography as a visual description, and the image as an object of interpretation. In the first moment, we present a theoretical reflection that contextualizes important points about the history of photography to the digital era and the evolution of social groups and digital media, culminating in an effervescent visual and technological culture. Soon after, we present the method and the paths that were traced: one on the search of the photographs that make up the female selfies on the Instagram, using #selfie; and the other on the theoretical searches to analyze the photographs by undertaking a visual reading with a sociocultural approach. The structure of image analysis has as main source the selfie as visual text, taking as basis the theoretical paths based on Kossoy, Barthes, Lipovetsky, Santaella, among other authors presented. Another criterion presented is the relation between body and beauty consumed in the universe of self-image: speech, life full of pleasures and the spectacle of great sensations. And finally, the analysis of the photographs, which presents as a result a new way of seeing the existence, from the digital.
Palavras-chave: Selfie
Instagram
Consumo
Feminino
Mídia digital
Female
Consumption
Digital media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18800
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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