Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Santana de-
dc.date.accessioned2020-12-18T16:50:23Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-18T16:50:23Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18805-
dc.description.abstractThe article analyzes the possible correlation between the media, public opinion and the position of the Ministry of Foreign Affairs of Brazil through the analysis of the editorials of Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo between March and September 2017. This period coincides with the convening of the National Constituent Assembly in Venezuela. Thus, it seeks to understand the possible interactions of this triangulation in the case of the Venezuelan crisis. The case study method is used due to the complexity of the theme and the actors involved. Such a method allows the use of multiple methodological approaches and methods such as the statistical one, used here especially to understand the result of the data crossing made between the subgroups of public opinion. The main results point to the existence of alignment in the considerations between the decision makers, the evaluated media groups and the Brazilian public opinion on the analyzed theme, although the incentives and interests that mobilize them are different. It is concluded that the present case study observes that there is no monolithic approach to the theme from the perspective of the main Brazilian media groups. In this sense, new case studies on these actors would contribute to deepen and expand the analysis of the Brazilian media structure and its impacts on Brazilian foreign policy and public opinion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-12-18T16:50:23Z No. of bitstreams: 1 LSO18122020.pdf: 1194853 bytes, checksum: 600d7fc97970af042a6947a7eaef4a50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-18T16:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSO18122020.pdf: 1194853 bytes, checksum: 600d7fc97970af042a6947a7eaef4a50 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAssembleia Nacional Constituintept_BR
dc.subjectVenezuelapt_BR
dc.subjectPolítica externa brasileirapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.titlePolítica externa brasileira, grupos midiáticos e a opinião pública: uma análise dos editoriais da Folha de S. Paulo e do Estado de S. Paulo sobre a "crise" venezuelanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Túlio Sérgio Henriques-
dc.description.resumoO artigo analisa a possível correlação entre os meios de comunicação, a opinião pública e a posicionamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil através da análise dos editoriais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo entre março e setembro de 2017. Tal período coincide com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela. Busca- se, assim, compreender as eventuais interações dessa triangulação no caso da crise venezuelana. Faz-se uso do método de estudo de caso devido à complexidade do tema e dos atores envolvidos. Tal método permite o uso de múltiplas abordagens metodológicas e métodos como o estatístico, aqui utilizado especialmente para compreender o resultado dos cruzamentos de dados feitos entre os subgrupos da opinião pública. Os principais resultados apontam para a existência de alinhamento nas considerações entre os tomadores de decisão, os grupos midiáticos avaliados e a opinião pública brasileira sobre a temática analisada, embora os incentivos e interesses que os mobilizam sejam diferentes. Conclui-se que o presente estudo de caso observa que não há uma abordagem monolítica do tema sob o olhar dos principais grupos midiáticos brasileiros. Neste sentido, novos estudos de caso sobre esses atores contribuiriam para aprofundar e expandir a análise sobre a estrutura midiática brasileira e seus impactos na política externa e opinião pública brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSO18122020.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.