Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18840
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da supervisão acadêmica no Programa Mais Médicos na Paraíba
Autor(es): Cardoso Júnior, Ranulfo
Primeiro Orientador: Sousa, Eduardo Sérgio Soares
Resumo: A supervisão acadêmica dos médicos vinculados ao Programa Mais Médicos (PMM) para o Brasil é considerada uma estratégia estruturadora do Programa. Entretanto, tem-se pouco conhecimento sobre a supervisão acadêmica na perspectiva dos médicos supervisionados, tampouco se essa difere entre médicos brasileiros e estrangeiros e em que medida a área de atuação desses profissionais [urbana, rural ou urbana/rural (mista)] influenciou o conceito da referida supervisão Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a referida supervisão na percepção desses médicos, especificamente, na Paraíba (PMM-PB). Para sua realização, utilizou-se metodologia qualitativa documental, a partir do Banco de Dados do inquérito conduzido sobre o PMM-PB, o qual contém informações obtidas por questionário semiestruturado sobre a visão deles, no período 2015 a 2016. Desse inquérito, foi selecionado um subconjunto de 36 questões fechadas, dentre as 121 documentadas. Foram pesquisados 251 médicos desse Programa, com faixa etária entre 25 a 55 anos. As respostas fechadas foram analisadas pelo Chi quadrado e o Teste Exato de Fisher, sendo considerado nível de significância de 5% (p< 0,05). A formação acadêmica tem tempo similar entre os grupos, mas, na pós-graduação (especialização ou residência) na área de saúde da família, os estrangeiros superaram os brasileiros, bem como na experiência de trabalho na atenção primária à saúde. Com relação à supervisão acadêmica, independentemente da nacionalidade e da área de atuação do profissional do PMM-PB, a supervisão acadêmica recebeu conceitos “muito bom e ótimo”, atribuídos pela maioria dos médicos do PMM-PB, destacando-se a relação cordial, a facilidade de acesso ao supervisor, o suporte às decisões clínicas bem como o seu envolvimento no Programa. Entretanto, foram consideradas insuficientes as ações da supervisão para resolução de problemas de gestão.
Abstract: Academic supervision of physicians linked to the Mais Médicos Program (PMM) for Brazil is considered as a structuring strategy of the Program. However, there is little knowledge about academic supervision from the perspective of supervised physicians, nor does it differ between Brazilian and foreign physicians and the extent to which the area of work of these professionals [urban, rural or urban / rural (mixed)] has influenced the concept of such supervision In this sense, this research had the objective of evaluating the aforementioned supervision in the perception of these physicians, specifically, in Paraíba (PMM-PB). For its accomplishment, a qualitative documentary methodology was used, from the Database of the survey conducted on the PMM-PB, which contains information obtained by semi-structured questionnaire about their vision, from 2015 to 2016. From this survey, we selected a subset of 36 closed questions out of 121 documented. A total of 251 physicians from this Program were surveyed, with ages ranging from 25 to 55 years. Closed responses were analyzed by Chi square and Fisher's exact test, being considered a significance level of 5% (p <0.05). Academic training has similar time between the groups, but in the postgraduate (specialization or residency) in the area of family health, foreigners outnumbered Brazilians, as well as in work experience in primary health care. Regarding academic supervision, regardless of the nationality and the area of activity of the PMM-PB professional, academic supervision received "very good and great" concepts attributed by the majority of PMM-PB physicians, highlighting the cordial relationship, ease of access to the supervisor, support for clinical decisions as well as their involvement in the Program. However, the actions of supervision to solve management problems were considered insufficient.
Palavras-chave: Supervisão acadêmica
Programa Mais Médicos na Paraíba
Atenção primária à saúde na Paraíba
APS nas áreas urbana e rural
Academic supervision
More Doctors Program in Paraíba
Primary health care in Paraíba
APS in urban and rural areas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Mestrado Profissional em Saúde da Família
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18840
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Mestrado Profissional em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RanulfoCardosoJúnior_Dissert.pdf24,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons