Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18860
Tipo: Dissertação
Título: O jornalismo imersivo no The New York Times: um estudo sobre a produção de notícias em 360 graus
Autor(es): Andrade, Thiago da Silva
Primeiro Orientador: Bezerra, Ed Porto
Resumo: Este trabalho propõe estudar o jornalismo imersivo por meio da análise de peças jornalísticas elaboradas pelo The New York Times e promover uma reflexão teórica sobre as práticas de produção de produtos audiovisuais. A mudança de comportamento do consumidor revolucionou a forma de produção jornalística e de como o homem contemporâneo consome informações. Embasado no aporte teórico de autores como McLuhan, Biocca, Craig, Murray, dentre outros, inferimos que essas peças audiovisuais auxiliadas pelas novas tecnologias sofreram mudanças. E se estenderam aos novos meios de consumo como Realidade Virtual (RV), por meio de vídeos 360 graus, com uso de headsets, a exemplo de óculos de RV. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e explicativo. Também se configura como estudo de caso. O corpus é composto por reportagens da série Daily 360º, produzida pelo jornal americano The New York Times. Analisaremos como o vídeo em 360º pode promover a imersão do espectador na narrativa noticiosa, favorecendo uma ambiência interativa no jornalismo imersivo.
Abstract: This research proposes to study the immersive journalism through the analysis of pieces elaborated by The New York Times and to promote a theoretical reflection on the practices of production of audiovisual products. The change in consumer behavior has revolutionized the form of journalistic production and how contemporary man consumes information. Based on the theoretical contribution of authors like McLuhan, Biocca, Craig, Murray, among others, we infer that these audiovisual pieces productions aided by the new technologies have undergone changes. And they extended to the new means of consumption as Virtual Reality (VR), through videos 360 degrees, using headsets, such as glasses of VR. The research is of a bibliographic character, with exploratory and explanatory character. It is also configured as a case study. The corpus is made up of reports from the Daily 360 series, produced by the American newspaper The New York Times. We will analyze how the 360º video can promote the immersion of the viewer in the news narrative, favoring an interactive environment in immersive journalism.
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo imersivo
Realidade virtual
Vídeo 360º
Journalism
Immersive journalism
Virtual reality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18860
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoDaSilvaAndrade_Dissert.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons