Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18990
Tipo: | Dissertação |
Título: | Introdução a programação a partir de conhecimentos sobre música |
Autor(es): | Blatt, Lucas |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Alexandre Magno e Silva |
Resumo: | O computador tem sido considerado uma ferramenta extremamente atraente para educação musical bem como para criar e manipular sons. Sua precisão, possibilidades de novos timbres e potencial para automação fantástica fazem dele uma plataforma atraente para experimentar e fazer música, mas apenas na medida em que podemos realmente dizer a um computador o que fazer e como fazê-lo. Para isso precisamos aprender como programar um computador. Com isso, o objetivo deste trabalho é introduzir práticas com o software livre Frescobaldi como ferramenta de apoio ao ensino de linguagem de programação para músicos através de uma metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que leve em consideração o conhecimento prévio de música que possa ser relacionado com computação. Desta forma, buscou-se um referencial sobre o ensino de programação e a aprendizagem significativa, seguido da relação da música com a tecnologia. A partir da pesquisa ação, elaborou-se uma proposta de ensino que foi implementada com um grupo de estudantes de música, coletandose as informações necessárias para verificar a validade da proposta, que tem como objetivo ensinar programação para músicos. |
Abstract: | The computer has been considered an extremely attractive tool for musical education as well as for creating and manipulating sounds. Its accuracy, possibilities for new timbres and the potential for automation make it an attractive platform for experimentation in music making. But to a certain extent, we need to know to instruct it to perform and how to do it. Based on this, we need to learn how to program a computer. In the courses of programming languages, the difficulty that many students face while learning such subject, mostly because to master this skill as a whole, a great deal of abstraction and conceptual knowledge is necessary. The activities in the classroom and on the notebook or even on the desktop become uninteresting because they do not allow the student to visualize in the real world its output. In this way, a reference was made on programming teaching and meaningful learning, followed by the relationship between music and technology. From the action research, a teaching proposal was developed that was implemented with a group of music students, gathering the necessary information to verify the validity of the proposal, which aims to teach programming for musicians. |
Palavras-chave: | Programação de computadores Aprendizagem significativa Música Frescobaldi Computer programming Significant learning Music |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18990 |
Data do documento: | 29-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucasBlatt_Dissert.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons