Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Carla Caroline Ferreira Lopes Martins-
dc.date.accessioned2017-09-01T18:29:03Z-
dc.date.available2014-07-28-
dc.date.available2017-09-01T18:29:03Z-
dc.date.issued2014-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1906-
dc.description.abstractIn Brazil we observe the (in) compatibility between the schooling of workers and that required for filling the post. In 2006, about 35,2% of Brazilian workers had higher education required by the job (sobreeducados) while 40,2% of workers had less education than required for the occupation (subeducados), with only 24,6% of workers who had schooling compatible with the same job. Thus, the aim of this work is to investigate the evolution of this (in) compatibility over the years . For this analysis , data were collected from the Monthly Employment Survey (PME), issued by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), during the period from 2006 to 2011 in six metropolitan areas in Brazil (Recife Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo and Porto Alegre) . Evidence indicates an increase in the number of workers with higher than required by the activity they perform, and from the year 2010 the percentage of these workers than the workers with less skill than that required by the position they hold (38,4% compared to 35,9%). Despite this positive impact, the uneducation still was high , indicating the need for greater investment in public education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-01T18:29:03Z No. of bitstreams: 2 CCFLMV01092017.pdf: 677966 bytes, checksum: aa6870536963e25f40ffd50734443b7d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-01T18:29:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CCFLMV01092017.pdf: 677966 bytes, checksum: aa6870536963e25f40ffd50734443b7d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2014-07-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectCOMPETÊNCIA PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectCARACTERÍSTICAS DO TRABALHADORpt_BR
dc.subjectTRABALHO-
dc.subjectEMPREGO-
dc.titleUm estudo da (in)compatibilidade entre escolaridade e ocupação: evidências para o mercado de trabalho das principais regiões metropolitanas do Brasil entre os anos de 2006-2011pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Monte, Paulo Aguiar do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796657J8pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Liedje Bettizaide Oliveira de-
dc.contributor.referee2Ramos Filho, Helio de Sousa-
dc.description.resumoNo Brasil observa-se a (in)compatibilidade entre a escolarização dos trabalhadores e aquela requerida para a ocupação do cargo. No ano de 2006, cerca de 35,2% dos trabalhadores brasileiros possuíam escolaridade superior à exigida pelo cargo (sobreeducados) enquanto 40,2% dos trabalhadores possuíam menos escolaridade que a exigida pela ocupação (subeducados) , restando apenas 24,6% dos trabalhadores que tinham escolaridade compatível com a função que desempenhavam. Desta forma, o objetivo deste trabalho é averiguar a evolução desta (in)compatibilidade ao longo dos anos. Para esta análise foram coletados dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante o período de 2006 a 2011, em seis Regiões Metropolitanas brasileiras (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). As evidências indicam um aumento no contingente de trabalhadores com qualificações superiores às exigidas pela atividade que desempenham, sendo a partir do ano de 2010 o percentual destes trabalhadores superior ao dos trabalhadores com menos qualificação do que a exigida pelo cargo que ocupam (38,4% frente a 35,9%). Apesar deste impacto positivo, a subeducação ainda mostrou-se elevada, indicando a necessidade de maiores investimentos na educação da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::CAPITAL HUMANOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCFLMV01092017.pdf662,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons