Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19080
Tipo: Dissertação
Título: Biotecnologias distópicas e a perfeição insustentável: analise sociológica dos dilemas morais da eugenia liberal no cinema
Título(s) alternativo(s): Biotecnologias distópicas e a perfeição insustentável: análise sociológica dos dilemas morais da eugenia liberal no cinema
Autor(es): Santos, Natanael de Alencar
Primeiro Orientador: Brito, Simone Magalhães
Resumo: O trabalho analisa a produção cinematográfica interpretada a partir da forma com que se detêm na avaliação de consequências de novas capacidades científicas no campo da engenharia genética, na medida em que essa produção imagina e apresenta potenciais benefícios ou riscos e, no interior dessa equação, situa questões sociais e éticas sobre eles, ainda que em narrativas cujo entretenimento seja o passageiro principal desse veículo cultural e a exatidão possa ser questionada. Constata-se que a engenharia genética é um campo rico para a exploração ficcional dos novos imperativos tecnológicos e dos novos problemas distópicos que trazem consigo, sobretudo o que se denomina eugenia liberal, uma moldura de justificativas que advoga centralmente pelo poder dos pais de seleção de traços genéticos de embriões para fins tanto terapêuticos quanto de melhoramento. Analisa-se, portanto, como as distopias eugênicas da ficção científica mobilizam e projetam os valores da eugenia liberal e, mais detidamente: como respondem aos problemas da sociabilidade e do auto entendimento (identidade) que emergem no processo de justificação moral das formas eugênicas? Interessa para este trabalho o exercício de conjugação de valores morais e ideologias disponíveis em tais filmes, numa exploração do significado sociológico das projeções de futuro e de experiência moral presente nessas obras. Para tanto investiga-se o cenário contemporâneo de aspectos da eugenia liberal incorporados em produtos culturais, realizando a interpretação do conteúdo da série de filmes Moreau (A Ilha das Almas Selvagens de 1933 e A Ilha do Doutor Moreau, nas versões de 1977 e de 1996), GATTACA (1997) e Código 46 (2003). A conclusão aponta para a insuficiência crítica ou contestadora das ficções científicas distópicas sobre a questão das biotecnologias da eugenia liberal, reforçando, direta ou indiretamente, ideologias de justificação do individualismo burguês, meritocracia, normalização de desigualdades e determinismo genético, reduzindo ou invisibilizando complexidades morais e históricas.
Abstract: This study analyzes the cinematographic production based on the way in which it evaluates the consequences of new scientific capacities in the genetic engineering field, inasmuch as this production imagines and presents potential benefits or risks and, within this outline, situates social and ethical questions, even in those narratives whose entertainment is the main passenger of this cultural vehicle and the accuracy can be questioned. Genetic engineering is a rich subject for the fictional exploration of the new technological imperatives and the new dystopian problems that come along, mainly what is called liberal eugenics, a framework of justifications that advocate, among other things, for the parents' power to select genetic traits of embryos for both therapeutic and enhancement purposes. This study analyzes, therefore, how the science fiction's eugenic dystopias mobilize and project the values of liberal eugenics and, more closely, how they respond to the problems of sociability and self-understanding (identity) that emerge in the process of moral justification of eugenic forms. The arrangement of moral values and ideologies available in such films is important for this study: it allows to explore the sociological significance of future projections and moral experience present in the movies. In order to do so, this study investigates the contemporary situation of aspects of liberal eugenics incorporated in some cultural products, interpreting the content of Moreau's serie (Island of the Wild Souls of 1933 and The Island of Doctor Moreau in the versions of 1977 and of 1996 ), GATTACA (1997) and Code 46 (2003). The conclusion points to these dystopian scientific fictions' critical or contentious insufficiency on the questions of liberal eugenics' biotechnologies, as they directly or indirectly reinforce ideologies ground on bourgeois individualism, meritocracy, normalization of inequalities and genetic determinism, reducing or making invisible moral and historical intricacies.
Palavras-chave: Biotecnologia
Cinema
Eugenia liberal
Ficção científica
Distopia
Valores morais
Biotechnology
Liberal eugenics
Science fiction
Dystopia
Moral values
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19080
Data do documento: 13-Abr-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatanaelDeAlencarSantos_Dissert.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons