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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19131
Tipo: TCC
Título: A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a resolução de problemas como alternativa para aprendizagens significativas
Autor(es): Barros, Giomar da Costa
Primeiro Orientador: Souza, Thaís Oliveira de
Resumo: Sabendo o quanto a matemática é importante na nossa vida,e se faz presente no cotidiano, este estudo objetiva identificar,através de uma pesquisa qualitativa,como está sendo trabalhada a prática de interpretação e resolução de situações problemas envolvendo operações matemáticas, em uma escola pública do interior da Paraíba. Para alcançar esse objetivo empregamos uma técnica de roda de conversa utilizando o Google Meet, com quatro professores do ensino fundamental. Assim, sondamoscomo são ministradas as aulas na prática,o perfil da formação docente, a metodologia utilizada nas aulas de matemática e como os professores vêem o rendimento dos alunos quando se refere à prática de resolução e situações problemas como proposta didática na sala de aula. Em seguida, aconteceu a aplicação de um questionário apresentando questões sobre as facilidades e dificuldades na prática educacional dos docentes. Para a reflexão e discussão desta pesquisa contamos com a contribuição de alguns pesquisadores e estudiosos da área,como: D‟Ambrósio (1986; 2020), Dante(2010; 2020), Polya (2006; 2020), Pozo(1998; 2020)e outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais(2001; 2020). Esse arsenal teórico permitiu refletir e ponderar nossos dados sobre a prática de resolução de situações problemas em sala de aula. Verificamos, a partir do nosso referencial teórico, que tal atividade torna as aulas de matemática mais significativa,desenvolvendo uma boa relação entre a matemática da escola e a matemática da vida. No entanto, nas salas de aulas dos professores pesquisados essa realidade não está sendo desenvolvida,dificultando o aprendizado do educando. Observamos que resolução de problemas está sendo apresentada de forma descontextualizada, não valorizando o conhecimento prévio dos alunos. Dessa forma, verificamos a continuidade de “velhas” práticas tradicionais, dificultando a aprendizagem dos educandos e contribuindo para o fracasso escolar. Concluímos que mais estudos precisam ser desenvolvidos nessa área, incluindo também, as opiniões e conhecimentos dos alunos.
Abstract: Knowing how important mathematics is in our lives, and is present in everyday life, this study aims to identify, through qualitative research, how the practice of interpreting and solving problem situations involving mathematical operations is being worked on in a public school the interior of Paraíba. To achieve this goal we employ a conversation wheel technique using Google Meet, with four elementary school teachers. Thus, we investigate how classes are taught in practice, the profile of teacher training, the methodology used in mathematics classes and the performance of students when referring to the practice of solving and problem situations as a didactic proposal in the classroom. Then, a questionnaire was applied, presenting questions about the facilities and difficulties in the teachers' educational practice. For the reflection and discussion of this research we have the contribution of some researchers and scholars in the area, suchas: D'Ambrósio (1986; 2020), Dante (2010; 2020), Polya (2006; 2020), Pozo (1998; 2020) and others, in addition to the National Curriculum Parameters (2001; 2020). This theoretical arsenal allowed us to reflect and ponder our data on the practice of solving problem situations in the classroom. We verified, from our theoretical framework, that such activity makes mathematics classes more meaningful, developing a good relationship between school mathematics and life mathematics. However, in the classrooms of the surveyed teachers, this reality is not being developed, making it difficult for the student to learn. We observed that problem solving is being presented in a decontextualized way, not valuing the students' prior knowledge. In this way, we verify the continuity of “old” traditional practices, making it difficult for students to learn and contributing to school failure. We conclude that more studies need to be developed in this area, also including the opinions and knowledge of the students.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Matemática
Situações problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19131
Data do documento: 13-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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