Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19143Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lacerda, Joyce Rayane Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-05T19:45:46Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-05 | - |
| dc.date.available | 2021-01-05T19:45:46Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19143 | - |
| dc.description.abstract | This course conclusion paper deals with “Children's literature: an educational resource for the development of children with autism spectrum disorder; aimed to identify successful pedagogical strategies and practices in early childhood education through children's literature with autistic children. From a methodological point of view, it is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach; it was based on the theoretical contribution of studies by Gil (2002) and Prodanov; Freitas (2013) that best elucidate the proposal of this research. Thus, a survey was carried out with ten educators, six from public schools and four from private schools in the cities of Pombal-PB and Mossoró-RN. Therefore, I highlight the literature of RCNEI (1998), DSM-5 (2014), Abramovich (1997). The analysis of the data revealed that the practice of children's literature is very frequent with autistic children, that teachers see the resource as a tool for the child's development, contemplating social, emotional and cognitive aspects. In addition to being a stimulus for imagination, creativity, language and attention. Thus proving its importance in the school routine. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-05T19:45:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRCL05012021.pdf: 1065936 bytes, checksum: 5fcd3dd1a43d7b69b4d2624ca60a04b5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-05T19:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRCL05012021.pdf: 1065936 bytes, checksum: 5fcd3dd1a43d7b69b4d2624ca60a04b5 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Literatura infantil: um recurso educativo para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Seabra, Magno Alexon Bezerra | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso trata da “Literatura infantil: um recurso educativo para o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista; teve como objetivo identificar estratégias e práticas pedagógicas bem sucedidas na educação infantil por meio da literatura infantil com crianças autistas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa; foi embasada pelo aporte teórico dos estudos de Gil (2002) e Prodanov; Freitas (2013) que melhor elucidam a proposta dessa pesquisa. Destarte, foi realizada uma pesquisa com dez educadoras, sendo seis de escolas públicas e quatro da rede privada de ensino das cidades de Pombal-PB e Mossoró-RN. Para tanto, destaco a literatura do RCNEI (1998), DSM-5 (2014), Abramovich (1997). A análise dos dados revelou que a prática da literatura infantil é bem frequente com crianças autistas, que os professores veem o recurso como ferramenta para o desenvolvimento da criança, contemplando aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Além de ser um estímulo para a imaginação, criatividade, linguagem e atenção. Comprovando assim a sua importância no cotidiano escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JRCL05012021.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
