Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19143
Tipo: TCC
Título: Literatura infantil: um recurso educativo para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Lacerda, Joyce Rayane Carvalho
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata da “Literatura infantil: um recurso educativo para o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista; teve como objetivo identificar estratégias e práticas pedagógicas bem sucedidas na educação infantil por meio da literatura infantil com crianças autistas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa; foi embasada pelo aporte teórico dos estudos de Gil (2002) e Prodanov; Freitas (2013) que melhor elucidam a proposta dessa pesquisa. Destarte, foi realizada uma pesquisa com dez educadoras, sendo seis de escolas públicas e quatro da rede privada de ensino das cidades de Pombal-PB e Mossoró-RN. Para tanto, destaco a literatura do RCNEI (1998), DSM-5 (2014), Abramovich (1997). A análise dos dados revelou que a prática da literatura infantil é bem frequente com crianças autistas, que os professores veem o recurso como ferramenta para o desenvolvimento da criança, contemplando aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Além de ser um estímulo para a imaginação, criatividade, linguagem e atenção. Comprovando assim a sua importância no cotidiano escolar.
Abstract: This course conclusion paper deals with “Children's literature: an educational resource for the development of children with autism spectrum disorder; aimed to identify successful pedagogical strategies and practices in early childhood education through children's literature with autistic children. From a methodological point of view, it is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach; it was based on the theoretical contribution of studies by Gil (2002) and Prodanov; Freitas (2013) that best elucidate the proposal of this research. Thus, a survey was carried out with ten educators, six from public schools and four from private schools in the cities of Pombal-PB and Mossoró-RN. Therefore, I highlight the literature of RCNEI (1998), DSM-5 (2014), Abramovich (1997). The analysis of the data revealed that the practice of children's literature is very frequent with autistic children, that teachers see the resource as a tool for the child's development, contemplating social, emotional and cognitive aspects. In addition to being a stimulus for imagination, creativity, language and attention. Thus proving its importance in the school routine.
Palavras-chave: Autismo
Literatura infantil
Desenvolvimento infantil
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19143
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRCL05012021.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons