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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19144
Tipo: TCC
Título: A ludicidade na educação infantil durante o ensino remoto: um estudo de caso em uma escola da rede pública da cidade de Catolé do Rocha/PB
Autor(es): Sousa, Iarani Silva Serafim de
Primeiro Orientador: Sousa, Nádia Jane de
Resumo: O universo infantil caracteriza-se por meio de sua natureza lúdica, uma vez que o mesmo é rico e propício ao imaginário, à construção de conhecimentos por meio das interações e brincaderias que realiza. Neste sentido, o processo de construção de conhecimentos deve ter como base a ludicidade, deste modo, o presente trabalho visa analisar se e como ocorre a ludicidade na prática docente durante o ensino remoto para Educação Infantil. Buscamos pautar nossos procedimentos analíticos a partir da coleta e análise de dados em uma turma da Pré-escola I na cidade de Catolé do Rocha – PB. A análise nos permitiu identificar as potencialidades e as necessidades que o ensino remoto oferece nesse momento de pandemia e isolamento social, no qual as metodologias educacionais passaram por diversas transformações e todas as etapas de ensino passaram a promover o ensino remoto. Para elaboração do estudo foram seliconados autores que debatem acerca da importância do lúdico, da interação e do ensino na educação infantil, dentre eles destacam-se ALMEIDA (2008); OLIVEIRA (1999); PEREIRA (2005), dentre outros. Mediante ao processo de análise foi possivel observar que o processo da propagação da educação remota não permite que a criança desenvolva suas competências mediante a sua aprendizagem, visto que o processo de ensino com base na ludicidade necessita da interação e da metodologia construída tendo como foco o desenvolvimento da criança enquanto sujeito dono de suas ações e de seus saberes, deste modo, diante dos dados analisados à prática docente interfere nesta aprendizagem deve vincular-se ao ensinar brincando. Tendo em vista que a observação e análise do trabalho desenvolvido remotamente pelo docente demonstra o processo defasado e comprometido no qual o objetivo central não o brincar e educar, mas apenas o repasse de conteúdos torna-se possível compreender que a educação remota nos leva a retomada de um ensino positivista, no qual a criança apenas deve captar o conteúdo que lhe é repassado, decodificando e armazenando os dados repassados durante as atividades metodologicas.
Abstract: The children's universe is characterized by its playful nature, since it is rich and conducive to the imaginary, to the construction of knowledge through the interactions and games it performs. In this sense, the knowledge construction process must be based on playfulness, thus, the present work aims to analyze whether and how playfulness occurs in teaching practice during remote teaching for Early Childhood Education. We seek to guide our analytical procedures from the collection and analysis of data in a class of Pre-school I in the city of Catolé do Rocha - PB. The analysis allowed us to identify the potential and needs that remote education offers in this moment of pandemic and social isolation, in which educational methodologies have undergone several transformations and all teaching modalities have started to promote remote teaching. To prepare the study, authors were selected who debate about the importance of playfulness, interaction and teaching in early childhood education, among which ALMEIDA (2008); OLIVEIRA (1999); PEREIRA (2005), among others. Through the analysis process, it was possible to observe that the process of spreading remote education does not allow the child to develop his skills through his learning, since the teaching process based on playfulness requires interaction and the methodology built focusing on the development of the child as a subject owner of his actions and knowledge, so the teaching practice interferes in this learning must be linked to teaching while playing. Bearing in mind that the observation and analysis of the work developed remotely by the teacher demonstrates the lagged and compromised process in which the central objective is not to play and educate, but only to transfer content, it is possible to understand that remote education leads us to resume a positivist teaching, in which the child should only capture the content that is passed on, decoding and storing the data transferred during the methodological.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino remoto
Lúdico - prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19144
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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