Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19156
Tipo: TCC
Título: A importância da ludicidade no desenvolvimento infantil
Autor(es): Nascimento, Larissa Freire de Avelar
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: O lúdico na fase infantil tem como principal objetivo, além da aprendizagem, tornar o ambiente escolar atrativo, em várias pesquisas bibliográficas de filósofos como Piaget, Rousseau, Kramer, Vygotsky, Montessori, Kishimoto, entre outros que serão citados ao longo do trabalho, nos mostra que eles despertaram para a importância do lúdico na educação infantil, e como ele tem ajudando na construção do conhecimento fazendo dele um fator determinante no processo de ensino aprendizagem, assim podemos observar que a ludicidade dá liberdade à criança para criar, recriar, inventar e usar sua imaginação, oque atrai sua atenção, e é nesse ponto que entra a interferência do professor, que vai aproveitar essa oportunidade para estimular o conhecimento didático utilizando de jogos e brincadeiras para introduzir o lúdico na aprendizagem infantil. Neste projeto poderemos entender como surgiu essa metodologia, como é aplicada no dia a dia dos profissionais dessa área e como eles lidam com esse tipo de metodologia, quais as dificuldades encontradas e o que fazem para que haja uma solução dentro do contexto de ensino, e desta forma teremos como objetivo, através da observação e da análise de um questionário relacionado ao tema, focar na forma que os profissionais incluem e trabalham as atividades lúdicas, e a forma como as crianças absorvem esse conteúdo, e assim reforçar a importância da ludicidade no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, além de promover oficinas para confecção de jogos e brinquedos, mostrando a diversidade de métodos de ensino que o lúdico pode oferecer. Através de uma análise precisa da dissolução do questionário apresentado aos profissionais da área podemos perceber que o tema é de conhecimento de todos, entretanto falta capacitação, incentivo e materiais para se trabalhar, porém mesmo assim esses profissionais se esforçam ao máximo para trabalhar o lúdico e sala de aula, e apesar de ser uma metodologia de ensino inovadora ainda é um pouco complexa para ser explicada e compreendida a principio, por isso é uma área que merece uma dedicação devido à contribuição que se tem no ensino aprendizagem na educação infantil.
Abstract: In addition to learning, the main objective of playful activities is to make the school environment attractive, in various bibliographic researches by philosophers such as Piaget, Rousseau, Kramer, Vygotsky, Montessori, Kishimoto, among others that will be mentioned throughout the work, in shows that they awoke to the importance of playfulness in early childhood education, and as it has helped in the construction of knowledge making it a determining factor in the teaching-learning process, so we can observe that playfulness gives the child freedom to create, recreate, invent and use your imagination, which attracts your attention, and this is where the interference of the teacher comes in, who will take this opportunity to stimulate didactic knowledge using games and games to introduce playfulness into children's learning. In this project we will be able to understand how this methodology came about, how it is applied in the daily lives of professionals in this area and how they deal with this type of methodology, what difficulties are encountered and what they do so that there is a solution within the teaching context, and this way, we will aim, through the observation and analysis of a questionnaire related to the theme, to focus on the way that professionals include and work with play activities, and the way children absorb this content, and thus reinforce the importance of playfulness in the development and learning of the child, in addition to promoting workshops for making games and toys, showing the diversity of teaching methods that play can offer. Through a precise analysis of the dissolution of the questionnaire presented to professionals in the field, we can see that the topic is known to everyone, however there is a lack of training, incentives and materials to work with, but even so, these professionals do their utmost to work in a fun and classroom, and despite being an innovative teaching methodology it is still a little complex to be explained and understood at first, so it is an area that deserves a dedication due to the contribution that has in teaching learning in early childhood education.
Palavras-chave: Lúdico
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Ensino - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19156
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFAN05012021.pdf503,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons