Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gisele Pereira da-
dc.date.accessioned2021-01-08T14:38:59Z-
dc.date.available2021-01-08-
dc.date.available2021-01-08T14:38:59Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19166-
dc.description.abstractThis theme is focused on the approach to Education of Ethnic-racial relations in the literacy process. The study of the theme on written deciphering contemplating cultural diversity in the early years within schools and communities with quilombola ethnic predominance. Is necessary, since from it students will be spontaneously encouraged to build, modify and relate ideas, interacting with others and with the world. Reading only arouses interest when it interacts with the reader, when it makes sense and brings concepts that articulate with the information it already has. With reading, there are possibilities for students to move away from violent acts, leading them to be more critical and having a broader view of society. Understanding culture asks to look at diversity and why they are in interaction. It leads us to understand our nature and shows ways on how to inquire about reasons of social reality, how they are maintained or transformed. The difficulty in understanding culture and diversity lies in the fact that they are so different. In this sense, the problem discussed asks: How to insert the reading of ethnic diversity even in the first year of elementary school - Early years? What are the ways to teach children to value their culture and understand its origin even in the process of written deciphering? The general objective sought to research how to insert the reading of ethnic diversity in literacy, teaching children to value their culture and understand its origin even in the process of written deciphering. The work used an exploratory, qualitative and descriptive approach through bibliographic contributions, observation about how culture is used in teaching methodologies to promote social inclusion for students in the Community and the application of a questionnaire with two teachers. The results point out that the reading and writing process in the researched school carries out reading practices with the theme of ethnic-racial relations, as practices of the teachers involved, but which needs to include in the Pedagogical Political Project a specific project for this teaching and learning context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-08T14:38:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS08012021.pdf: 481553 bytes, checksum: 291c02f36d1c9e0eed2fa0705414b047 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-08T14:38:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS08012021.pdf: 481553 bytes, checksum: 291c02f36d1c9e0eed2fa0705414b047 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura da diversidade étnica-racialpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.titleCultura como aspecto essencial na decifração escrita dentro de comunidades quilombolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste tema está focalizado na abordagem da Educação das relações Étnico-raciais no processo de letramento. O estudo da temática sobre a decifração escrita contemplando a diversidade cultural nos anos iniciais dentro das escolas e comunidades com predominâncias étnicas quilombolas. Faz-se necessário, pois a partir dele os alunos serão estimulados espontaneamente a construir, modificar e relacionar ideias, interagindo com outros e com o mundo. A leitura só desperta o interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido e traz conceitos que se articula com as informações que já possui. Com a leitura, há possibilidades dos alunos se afastarem dos atos violentos, levando-os a serem mais críticos e tendo uma visão mais ampla sobre a sociedade. A compreensão de cultura pede para que se olhe a diversidade e porque eles estão em interação. Ela nos remete a compreender a nossa natureza e mostra formas de como indagar sobre razões da realidade social, como se mantém ou se transformam. A dificuldade em entender a cultura e diversidade está no fato de serem tão destoantes. Nesse sentido, o problema discutido questiona: Como inserir a leitura da diversidade étnica ainda no primeiro ano do ensino fundamental – Anos iniciais? Quais as formas de ensinar as crianças a valorizarem sua cultura e compreenderem sua origem ainda no processo de decifração escrita? O objetivo geral buscou pesquisar como inserir a leitura da diversidade étnica na alfabetização ensinando as crianças a valorizarem sua cultura e compreenderem sua origem ainda no processo de decifração escrita. O trabalho fez uso de uma abordagem exploratória, qualitativa e descritiva por meio de aportes bibliográficos, observação sobre como a cultura é usada nas metodologias de ensino para promover inclusão social aos alunos da Comunidade e aplicação de questionário com duas professoras. Os resultados apontam que o processo de leitura e escrita na escola pesquisada realiza práticas de leituras com a temática das relações étnico-raciais, enquanto práticas das docentes envolvidas, mas que necessita incluir no Projeto Político Pedagógico um projeto específico para este contexto de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPS08012021.pdf470,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons