Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuiz, Silvania Sousa Felipe-
dc.date.accessioned2021-01-08T19:34:59Z-
dc.date.available2021-01-08-
dc.date.available2021-01-08T19:34:59Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19167-
dc.description.abstractThis research aims to understand how the teaching and learning processes are taking place in the stage of literacy during Emergency Remote Education in the city of Duas Estradas, seeking to identify their realities and the main challenges experienced by literacy teachers. A bibliographic research and case study was carried out based on scientific articles, BNCC, the strategic plan of the investigated school, the PNA notebook and educational websites and several authors such as Soares, Gil, among others. With the analysis of the collected data, it can be concluded that with remote education, many children in the literacy phase do not have access to the internet, nor have electronic devices at home, the lack of motivation of children and family for not helping in this process makes it it is not feasible to carry out literacy training. It is also evident that educators have continued training in relation to ICTs, aiming to provide subsidies to teachers in the use, both instrumental and pedagogical.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-08T19:34:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSFL08012021.pdf: 506075 bytes, checksum: 180a6c0bac36654f097c959fa893fbec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-08T19:34:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSFL08012021.pdf: 506075 bytes, checksum: 180a6c0bac36654f097c959fa893fbec (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleAlfabetização na pandemia: realidades e desafiospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mandú, Thamyris Mariana Camarote-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como vem se dando os processos de ensino e aprendizagem na etapa de alfabetização durante o Ensino Remoto Emergencial no município de Duas Estradas, buscando identificar suas realidades e os principais desafios vivenciados pelos professores alfabetizadores. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica apoiandose em artigos científicos, BNCC, plano estratégico da escola investigada, caderno da PNA e sites educacionais e diversos autores como, Soares, Gil, Libâneo, entre outros. Com a análise dos dados coletados pode-se concluir que com o ensino remoto, muitas crianças em fase de alfabetização não têm acesso à internet, nem possuem aparelhos eletrônicos em casa, a falta de motivação das crianças e da família por não auxiliarem nesse processo tornase inviável se efetivar a alfabetização. Também é evidenciado que os educadores tenham uma formação continuada com relação às TICs, objetivando dar subsídios aos professores no uso, tanto instrumental, quanto pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSFL08012021.pdf494,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons