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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19204
Tipo: Dissertação
Título: A educação e o desenvolvimento sustentável em políticas públicas na Paraíba: as escolas cidadãs integrais
Autor(es): Batista, Rayssa Rafaella Leite
Primeiro Orientador: Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho
Resumo: Muito se fala sobre estar a favor de uma educação de qualidade, no entanto, nem sempre se discute que tipo de educação é essa. Estados, Organizações Internacionais, empresas privadas e outros atores já se utilizaram da ideia da educação como solução para diversos problemas, inclusive para gerar desenvolvimento em seus mais diversos significados. Dentre os debates que tratam de educação e desenvolvimento podemos citar aqueles que resultaram na Agenda 2030, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, disseminados pela ONU por diversos países. No estado da Paraíba foi possível identificar a presença da Agenda 2030 em alguns discursos inclusive em políticas educacionais. Tomamos nesse estudo o caso do Programa Escola Cidadã Integral que demonstrou ter certa proximidade inicial em relação à Agenda 2030 e nos aprofundamos em sua análise para compreender como se dá essa relação e se a concepção do papel da educação nessa política estadual é compatível com aquela presente na Agenda 2030. Enquanto verificamos que existe grande preocupação de ambas em gerar uma educação que promova o desenvolvimento integral do ser humano, as temáticas da sustentabilidade ambiental e de uma compreensão crítica da realidade encontram-se pouco expressivas. Essas características podem ser desafios que a Agenda deva superar para atingir os Objetivos que espera até 2030.
Abstract: Much is said about being in favor of a good education, however, it is not always discussed what kind of education we are talking about. States, International Organizations, private companies and other actors have already used the idea of education as a solution to various problems, including generating development in its most diverse meanings. Among the debates on education concerning education and development, we can mention the ones that resulted in the 2030 Agenda, which includes the UN Sustainable Development Goals spread by the UN through many countries. In the state of Paraíba it was possible to identify the 2030 Agenda presence in some discourses, including about educational policies. We took, in this study, the case of Programa Escola Cidadã Integral which has shown some proximity to the 2030 Agenda and we delve into its analysis to understand how this relation happens and whether the conception of the role of education in this policy is compatible with that in 2030 Agenda. For as much as we verified that there is a big concern from both to generate an education that promotes the integral development of the human being, the ideas of environmental sustainability and of a critical comprehension of reality have little expression in them. These aspects may be a challenge for the Agenda to overcome in order to achieve its settled Goals for 2030.
Palavras-chave: Educação
Agenda 2030
Desenvolvimento sustentável
Education
2030 Agenda
Sustainable development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19204
Data do documento: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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