Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19208
Tipo: TCC
Título: A importância dos jogos no ensino da matemática
Autor(es): Araújo, Cristiano Frade de
Primeiro Orientador: Venegas, Pedro Antonio Gomez
Resumo: Os jogos utilizados como ferramenta de ensino para o estudo da matemática são de suma importância, tendo em vista que podem proporcionar melhor desempenho no aprendizado dos conteúdos, além de estimular o interesse, o entusiasmo e o prazer de estudar. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo demonstrar a importância de se utilizar os jogos nas aulas de matemática do ensino fundamental, como também, mostrar que essa ferramenta como recurso didático pode auxiliar de forma significativa no desenvolvimento e aprendizagem do aluno. O método utilizado nessa pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, em que foram buscadas informações em livros, artigos, dissertações, teses, entre outros. Fundamentamos nosso trabalho nas ideias das autoras Starepravo (2009), Smole et al. (2007), Grando (1995, 2000). Diante disso, verificou-se que a aplicação de jogos no ensino da matemática, além de diminuir o bloqueio apresentado pelos alunos que temem a matemática, e se sentem incapazes de compreendê-la, proporciona uma aprendizagem de forma significativa, criando diversas possibilidades para que o aluno possa aprender e compreender a matemática de maneira mais simples e prazerosa, desenvolvendo competências, habilidades e o raciocínio lógico do aluno.
Abstract: The games used as a teaching tool for the study of mathematics are of paramount importance, since they can provide better performance in learning the content, in addition to stimulating interest, enthusiasm and the pleasure of studying. In this perspective, the present study aimed to demonstrate the importance of using games in math classes in elementary school, as well as showing that this tool as a didactic resource can significantly help in the development and learning of the student. The method used in this research was bibliographic research, with a qualitative approach, of an exploratory type, in which information was sought in books, articles, dissertations, theses, among others. We base our work on the ideas of the authors Starepravo (2009), Smole et al. (2007), Grando (1995, 2000). Therefore, it was found that the application of games in the teaching of mathematics, in addition to reducing the block presented by students who fear mathematics, and feel unable to understand it, provides a meaningful learning, creating several possibilities for them the student can learn and understand mathematics in a simpler and more pleasurable way, developing the student's skills, abilities and logical reasoning.
Palavras-chave: Jogos
Ensino-aprendizagem em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19208
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFA11012021.pdf670,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.