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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19220
Tipo: TCC
Título: Infraestrutura e organização do espaço: os impactos no desenvolvimento da criança sob a perspectiva de educadores
Autor(es): Amorim, Ana Patricia de Lima
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: A Educação Infantil, constituída como primeira etapa da educação básica, deve ter como finalidade promover o desenvolvimento integral da criança, em diversos aspectos, atuando de maneira a complementar as ações advindas dos meios familiar e comunitário, conforme preconizado pela Constituição (BRASIL, 1988). Considerando que grande parte das crianças matriculadas nas Unidades de Educação Infantil (UEI) no nosso país fazem parte de famílias em estado de vulnerabilidade social e econômica, que na maioria das vezes não possuem condições de habitação favoráveis para proporcionar um pleno desenvolvimento e conforto dos seus moradores, percebe-se então a necessidade da criança estar inserida em um ambiente apropriado, capaz de atuar como propulsor das suas habilidades e potencialidades de aprendizagem. Nessa perspectiva, a qualidade da infraestrutura oferecida nas Unidades de Educação Infantil (UEI), assim como detalhes relacionados à organização do espaço, podem desempenhar um papel bastante decisivo na qualidade da educação ofertada.O presente trabalho, portanto, teve por objetivo analisar a perspectiva de educadores acerca dos impactos que a infraestrutura e a organização do espaço podem causar no desenvolvimento da criança. Dessa forma, foi necessário identificar a infraestrutura das instituições onde atuam os educadores, através da descrição dos espaços físicos existentes; verificar a qualidade da infraestrutura oferecida, segundo a percepção dos educadores, bem como identificar a existência de práticas pedagógicas que priorizem a organização dos espaços. Para alcançar os objetivosfoi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por quatro educadoras, cada uma representando uma das quatro instituiçõespúblicasde Educação Infantil existentes em um município no interior da Paraíba. Os resultados revelam que, segundo a concepção das educadoras participantes, a infraestrutura e a organização dos espaços oferecidos são capazesde impactar diretamente nas interações, nas brincadeiras, nas vivências e em muitos outrospontos, influenciando assim no desenvolvimento integral das crianças. Revelam também, que apesar das instituições participantes da pesquisa, em sua maioria, contarem com uma infraestrutura adequada e adaptada para receber as crianças, ainda há muito o que se avançar para que haja uma padronização nas edificações das Unidades de Educação Infantil (UEI), para que todas as crianças possam ter acesso a uma educação infantil de qualidade, com um espaço físico adequado para o seu desenvolvimento.
Abstract: Early Childhood Education, established as the first stage of basic education, must promote the integral development of the child, in several aspects, acting in a complementary way to actions arising from family and community environments, as recommended by the Constitution (BRASIL, 1988). Most childrenenrolled in Early Childhood Education Units (UEI) in our country are part of families in a state of socioeconomic vulnerability, which most of the time does not have favorable housing conditions to provide full development and comfort for their residents,it is then perceived the need for the child to be inserted in an appropriate environment, capable of acting as a propellant of their abilities and learning potential. In this perspective, the quality of the infrastructure offered in the Early Childhood Education Units (UEI), as well as details related to the organization of the space, can form a very decisive role in the quality of the education offered. The present work, therefore, aims to analyze the perspective of educators about the impacts that the infrastructure and the organization of the space can cause on the child's development. Thus, it was necessary to identify the infrastructure of the institutions where the educators work, through the description of the existing physical spaces; verify the quality of the infrastructure offered, according to the educators' perception, as well as identify the existence of pedagogical practices that prioritize the organization of spaces. In order to obtain results, a qualitative research, of an exploratory nature,was carried out, using as a data collection instrument the application of a questionnaire, answered by four educators, each representing one of the four Early Childhood Education Institutions in a municipality in the countryside. Paraíba. The results reveal that, according to the participant educators' conception, the infrastructure and organization of the spaces offered are capable of directly impacting interactions, games, experiences and many other points, thus influencing the integral development of children. They also reveal that, despite the fact that the institutions participating in the research, for the most part, have an adequate and adapted infrastructure to receive children, much still needs to be done in order to have a standardization in the buildings of the Early Childhood Education Units (UEI), so that all children can have access to quality early childhood education, with adequate physical space for their development.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento integral da criança
Organização do espaço
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19220
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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